Faça hoje ambientador caseiro com estes ingredientes e perfume seu lar

Saiba como fazer um ambientador caseiro de forma fácil e prática.

Um ambientador caseiro pode ser uma excelente adição para deixar sua casa mais acolhedora. Afinal, um ambiente cheiroso consegue proporcionar uma sensação de bem-estar e conforto.

No entanto, muitos produtos industrializados possuem substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Sendo assim, essa é mais uma razão para você investir em ambientadores caseiros, feitos com ingredientes naturais e econômicos.

Pensando nisso, hoje mostraremos receitas de algumas misturinhas simples, porém eficientes, para perfumar sua casa. Além disso, essas receitas são simples de preparar, super baratinhas e você provavelmente até já tem os ingredientes em casa.

Portanto, continue a leitura até o final e não perca nada interessante.

Como fazer ambientador caseiro para deixar o seu lar cheiroso

O nosso olfato é um dos sentidos mais sensíveis que temos. Tanto que é praticamente impossível alguém não ter pelo menos uma memória afetiva com algum cheiro. Seja o bolo que a sua mãe fazia quando você era criança, seja o perfume da sua professora, enfim. Provavelmente você sente coisas positivas quando sente algum aroma específico.

Desse modo, deixar a nossa casa sempre perfumada, com cheirinhos agradáveis e acolhedores é uma forma de formar memórias positivas e tornar o lar ainda mais aconchegante.

Veja em seguida algumas receitas caseiras para alcançar esse objetivo.

ambientador caseiro com estes ingredientes - Reprodução Canva
ambientador caseiro com estes ingredientes – Reprodução Canva

1. Óleo essencial de lavanda e água

A lavanda é amplamente reconhecida por suas notáveis propriedades relaxantes e calmantes, que ajudam a aliviar o estresse e promover um profundo senso de tranquilidade. Além disso, seu aroma suave e delicioso envolve os sentidos, criando uma experiência sensorial única e agradável.

Assim, para fazer esse ambientador caseiro, misture 10 gotas de óleo essencial de lavanda para cada 200 ml de água. Em seguida, coloque a mistura em um borrifador e aplique nos cômodos da sua casa sempre que desejar refrescar o ambiente.

2. Limão e cravo-da-índia

Essa combinação é excelente para eliminar odores desagradáveis, como os provenientes da cozinha. Além disso, é fácil de fazer um odorizador de ambientes com ela.

Para isso, corte um limão em fatias finas e espete 3 a 4 cravos-da-índia em cada rodela. Então, distribua as fatias em diferentes cômodos da casa e deixe o ambiente ser invadido por essa fragrância cítrica e aconchegante.

3. Casca de laranja e canela rendem um excelente ambientador caseiro

A saber, essa é uma mistura perfeita para os amantes de um aroma mais adocicado e picante. Para preparar, basta reunir algumas cascas de laranja e alguns paus de canela.

Distribua as cascas de laranja e os paus de canela em frascos de vidro e coloque-os em locais estratégicos, como na sala de estar e nos quartos. Além de perfumar, a combinação também pode afastar os insetos.

Inclusive, você pode colocar esses ingredientes em um belo vidro decorado e colocar no lavabo e no quarto das visitas, por exemplo. Assim, o local fica cheiroso e mais aconchegante para seus convidados.

Além do ambientador caseiro, veja dicas para manter a casa sempre cheirosa

Não adianta elaborar os odorizadores mais cheirosos se a casa estiver suja e com cheiros ruins, não é mesmo? Assim sendo, além das misturinhas mencionadas acima, existem outras dicas simples e eficazes para manter seu lar sempre cheiroso. Confira algumas delas:

  1. Evite ambientes úmidos: A umidade favorece o surgimento de odores desagradáveis, por conta do mofo, bolor e outros fungos. Por isso, é importante deixá-los sempre arejados e livres desses problemas;
  2. Realize a limpeza regularmente: Manter a casa limpa é essencial para evitar o acúmulo de sujeira e odores. Dessa forma, lave os tapetes, cortinas e roupa de cama com frequência;
  3. Utilize aromatizadores naturais: Além dos ambientadores caseiros, opte por velas perfumadas ou incensos feitos com ingredientes naturais. Isso porque eles ajudam a criar um ambiente agradável e convidativo;
  4. Aposte em plantas: Algumas plantas possuem um aroma característico e podem ajudar a perfumar o ambiente. Aliás, rosas, jasmim, manjericão, hortelã e alecrim são boas opções;
  5. Tenha cuidado com os produtos de uso diário: produtos como sabonetes líquidos, desinfetantes e detergentes com fragrâncias agradáveis podem ajudar a manter um aroma fresco em sua casa.

 

Como vimos, com ingredientes simples e acessíveis, é possível criar ambientadores caseiros que deixarão seu lar com um cheirinho delicioso e livre de substâncias químicas prejudiciais.

Além disso, adotar algumas práticas de limpeza e cuidado diário são essenciais para manter o ambiente sempre agradável. Então, agora que você já sabe como fazer um ambientador caseiro e muitas outras formas de perfumar o seu lar, coloque todas as dicas em prática e aproveite!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.