Expansão de franquia: como realizar

Confira como alcançar novos horizontes com a sua empresa

A expansão de franquia é uma possibilidade para inovar nos negócios. Mas, você sabe como ela funciona? E, além disso, sabe como é possível realizar esse processo? Estas são as perguntas que pretendemos responder com este artigo.

Expansão de franquia -- Reprodução Canva
Expansão de franquia — Reprodução Canva

O que é expansão de franquia?

Todas as pessoas que possuem um negócio têm o sonho de aumentar sua empresa e ter visibilidade no seu ramo de atuação cada vez maior. No caso das franquias, expandir significa conceder o direito aos franqueados de replicar a marca, abrindo novas unidades.

Assim, ambos os envolvidos compartilham metas e prazos, a partir do suporte dado pela franqueadora para criar a unidade, além de todo o know-how do negócio. Todos os acordos estão presentes na COF (Circular de Oferta de Franquia).

Como realizar o processo de expansão de franquia?

Para realizar este processo é preciso que os envolvidos fiquem atentos às seguintes colocações. Acompanhe:

Analisar criticamente as finanças da franquia

Muitos proprietários de franquias ficam inseguros quanto ao momento certo de expandir, mas saiba que este modelo é o que permite a conquista de novos mercados de maneira mais rápida.

Mas, entretanto, é preciso analisar a viabilidade da empresa para expandir o negócio. Afinal, é fato que, expandir a franquia não significa somente abrir novas unidades e fornecer o direito de uso da marca.

Realize um planejamento financeiro e de viabilidade econômica

Perceba como está o mercado atual do seu negócio e como ele se comporta. Além disso, você precisa prever o volume de vendas e os custos operacionais. Construindo o planejamento financeiro a curto prazo da empresa, é possível analisar como está de fato a situação dela. Já o planejamento financeiro a longo prazo, poderá dar uma ideia das prospecções de gastos e receitas, além de um norte para avaliar até onde você pode ir com a expansão.

Analise a parte jurídica de sua empresa

Avalie se a parte burocrática e jurídica está atualizada e dentro da conformidade necessária com as leis que devem ser atendidas. Saiba se há necessidade de adaptações legais, se as obrigações estão em dia, se existem processos e operações que precisam ser reavaliados e, principalmente, se o seu negócio atende a Lei das Franquias. 

Procure ajuda com especialistas se for necessário, mas deixe tudo em dia.

Quais são as vantagens de expandir uma franquia?

Entre os principais benefícios de se expandir uma franquia tem-se:

  • Baixo investimento;
  • Ocorre a divisão de responsabilidades e lucros entre os envolvidos;
  • Amplia a visibilidade e a posição da marca no mercado;
  • Aumenta a competitividade;
  • Diminui o risco de investimento.

Como o geomarketing pode ajudar na expansão da franquia?

O geomarketing realiza uma avaliação detalhada dos locais que podem ser os melhores pontos comerciais para a instalação das unidades para, assim, fazer a expansão da franquia. Para isso, é utilizada a inteligência de dados.

Ele pode se utilizar dos meios digitais para medir a localização dos seu público-alvo e obter resultados positivos para a franquia.

Cada um dos envolvidos tem a sua parcela de participação: o franqueador irá expandir o negócio, dará suporte necessário para a unidade, investindo especialmente na sua expansão. Ao franqueado cabe realizar os investimentos iniciais e providenciar o capital de giro, bem como seguir à risca os processos realizados pela franqueadora. 

O perfil do franqueado faz diferença no processo de expansão da franquia?

Esse fator fará toda a diferença para que a franquia tenha sucesso. Sendo assim, você precisa saber:

  • Quais são as suas habilidades no ramo de atuação da franquia;
  • Qual o seu perfil: conservador ou inovador;
  • Se possui experiência no ramo de franquias.

Avalie a afinidade do empreendedor com o ramo de atuação da sua franquia, pois, de nada adianta ele ser introspectivo e querer trabalhar com vendas, por exemplo.

A participação do franqueador no início do funcionamento da unidade é fundamental para que ela seja de sucesso. Por isso, acompanhe o cotidiano da empresa, personalize os processos, tire dúvidas e repasse o máximo possível de informações sobre o negócio.

Em resumo, para expandir a sua franquia, conheça o seu empreendimento, principalmente nas áreas financeira e operacional, e busque franqueados que tenham afinidade com o negócio. Sempre ouça o que eles têm a dizer e estabeleça uma comunicação aberta.

Por fim, estude sobre o assunto, pense bem e veja se aumentar sua franquia é algo que realmente irá valer a pena. Observe como seu negócio tem se desenvolvido ao longo do tempo e, assim, se parecer realmente algo rentável e positivo, não tenha medo de tentar!

Boa sorte em sua expansão!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.