Exemplos de personificação: Seres inanimados

Figura de linguagem que caracteriza seres inanimados

A personificação é uma das figuras de linguagem classificadas como figura de pensamento. Muito presente na literatura, ela utiliza de características humanas (seres animados) para atribuir sentimentos, qualidades e ações aos seres irracionais e objetos inanimados. Além de ser um recurso muito utilizado nos textos literários, também está presente na música e nas expressões linguísticas do cotidiano.

Personificação

Assim como as outras figuras de linguagem, a personificação se caracteriza pelo sentido conotativo, ou seja, confere uma subjetividade na emissão das ideias. Presente na linguagem oral e na linguagem escrita, ela tem o objetivo de intensificar a transmissão da mensagem se apoiando em sentimentos que criam um universo abstrato e poético.

A personificação pode ser facilmente encontrada na literatura infanto-juvenil, como, por exemplo, na fábula. Como dito acima, é bastante usada na linguagem do dia a dia, em expressões bem populares como: “o mar é muito perigoso”, “a vida é cruel”, “a cidade pede socorro”, “carnaval pede passagem”, etc.

Categorizada como uma figura de pensamento, a personificação se apoia em significados implícitos. Por essa razão, ela é uma figura de linguagem conhecida por dar vida a quaisquer objetos inanimados, de forma que seres possuam voz, comportamento, sensações e emoções. Confira abaixo as frases que representam o uso da personificação:

Exemplos de personificação

  • “O cachorro dizia a todos seus amigos animais para fazerem silêncio”. (De forma subjetiva, característica da personificação, foi usada a expressão ‘dizer’ para atribuir ao cachorro uma característica humana).
  • As “ondas beijavam” a areia branca da praia. (Atribuiu-se as ondas a ação de beijar).
  • “A Cadeira começou a gritar com a Mesa.” (A cadeira apresenta o comportamento humano de gritar).
  • As folhas bailavam alegremente quando o vento passava por elas. (De forma poética, a expressão “bailar” significa que as folhas balançam quando o vento passa por ela).
  • “O morro dos ventos uivantes.” (Dizer que os ventos uivaram significa que eles eram fortes e que por isso faziam o som dos lobos, de uivar).
  • “O Sol amanheceu triste e escondido.” (Essa expressão significa que o dia amanheceu nublado e por isso recebeu a característica humana de estar triste).
  • “O Sol Sorriu para a lua.” (O sol recebe a capacidade de sorrir para a noite, uma ação que compete ao ser humano).
  • “O fogo dançava com o vento.” (Essa expressão quer dizer que o vento aumenta as chamas do fogo, como se juntos eles parecessem dançar).
  • “O vento assobiava na janela durante a noite.” (Evidentemente que o vento não assobia, mas por ser forte, foi conferido a ele essa característica).
  • “O sol brilhava contente na manhã seguinte.” (Significa que o dia amanheceu feliz. Foi atribuído ao dia a sensação de felicidade).
  • “O carro não aguentava mais, tantos anos de trabalho.” (O carro, obviamente, não trabalha, mas a frase humanizou o automóvel, dando a entender que por estar velho e exausto, não aguentava mais).
  • “As nuvens andavam lentamente, esperando a chegada do irritado trovão.” (A expressão “andava lentamente” confere a nuvem a ação humana de andar e espera a chegada do trovão).
  • “O passarinho, furioso com a convencida arara, disse que ia embora.” (O passarinho recebe o comportamento humano de fúria e raiva).

Personificação na Literatura

O uso da personificação na literatura é muito comum. A poesia, por exemplo, é um dos gêneros literários que utiliza bastante essa figura de linguagem. Confira abaixo autores que utilizam desse recurso:

Um clássico da literatura brasileira que utiliza a personificação é o autor Graciliano Ramos em sua obra intitulada “Vidas Secas”. No capítulo chamado “Baleia”, em que ocorre a narração da morte da cachorra, o autor deixa claro os traços tipicamente humanos atribuídos ao animal. Baleia sofre como os donos, tem pensamentos e emoções. Ela é caracterizada na trama como um membro da família. Observe trecho que narra sua morte:

“Não se lembrava de Fabiano. Tinha havido um desastre, mas Baleia não atribuía a esse desastre a impotência em que se achava nem percebia que estava livre de responsabilidades. Uma angústia apertou-lhe o pequeno coração. Precisava vigiar as cabras: àquela hora cheiros de suçuarana deviam andar pelas ribanceiras, rondar as moitas afastadas.”

(RAMOS, 1992, p. 89)

O poema de Carlos Drummond de Andrade intitulado “Congresso Internacional do Medo”, também deixa claro o uso da personificação.

“Provisoriamente não cantaremos o amor,

que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.

Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,

não cantaremos o ódio, porque esse não existe,

existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro.”

No último trecho, o medo é tido como a figura humana de um pai, se forma que ele se torna companheiro.

No poema “Recordação” da escritora Cecília Meireles, também há o uso dessa figura de linguagem. Veja nos versos:

“Agora, o cheiro áspero das flores

leva-me os olhos por dentro de suas pétalas.

Eram assim teus cabelos;

tuas pestanas eram assim, finas e curvas.

As pedras limosas, por onde a tarde ia aderindo,

tinham a mesma exalação de água secreta,

de talos molhados, de pólen,

de sepulcro e de ressurreição.

E as borboletas sem voz

dançavam assim veludosamente.

Restitui-te na minha memória, por dentro das flores!

Deixa virem teus olhos, como besouros de ônix,

tua boca de malmequer orvalhado,

e aquelas tuas mãos dos inconsoláveis mistérios,

com suas estrelas e cruzes,

e muitas coisas tão estranhamente escritas

nas suas nervuras nítidas de folha,

– e incompreensíveis, incompreensíveis.”

No trecho: “e as borboletas sem voz dançavam assim veludosamente”, Cecília atribui as borboletas a ação humana de dançar.

O poeta Vinícius de Morais é outro autor que utiliza da personificação em sua obra cujo título é “Borboletas”. Veja nos versos abaixo:

“Brancas

Azuis

Amarelas

E pretas

Brincam

Na luz

As belas

Borboletas.

Borboletas brancas

São alegres e francas.

Borboletas azuis

Gostam muito de luz.

As amarelinhas

São tão bonitinhas!

E as pretas, então…

Oh, que escuridão!”

O poeta humaniza as flores, conferindo a elas a capacidade humana de brincar, além de atribuir emoções como a alegria e a sinceridade.

Personificação na Música

A personificação é uma figura de linguagem muito encontrada nas músicas. O Guia Enem reuniu algumas canções. Veja abaixo:

“Olho para o céu

Tantas estrelas dizendo da imensidão

Do universo em nós

A força desse amor

Nos invadiu

Com ela veio a paz, toda beleza de sentir

Que para sempre uma estrela vai dizer

Simplesmente amo você (…)”

Na música “Céu de Santo Amaro”, do compositor Flávio Venturini, ele dá às estrelas a característica humana de falar no trecho “que para sempre uma estrela vai dizer”.

“(…)

Aprendi o segredo, o segredo

O segredo da vida

Vendo as pedras que choram sozinhas

No mesmo lugar …”

Neste trecho da música Medo da Chuva de Raul Seixas, “vendo as pedras que choram sozinhas” o artista humanizou a pedra, atribuindo a sensação de choro, característica inerente ao ser humano.

O cantor e compositor Chico Buarque de Holanda usa a personificação em sua canção “A banda”. Veja abaixo:

 

“(…)

A moça triste que vivia calada sorriu

A rosa triste que vivia fechada se abriu

E a meninada toda se assanhou

Pra ver a banda passar

Cantando coisas de amor…”

 

No trecho “a rosa triste” atribui à rosa o sentimento de tristeza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.