Exame de admissão para Comando da Aeronáutica

Exame prevê diversas oportunidades para quem quer ingressar no curso de formação de Sargentos

O exame do Comando da Aeronáutica visa o preenchimento de 242 vagas e abrirá as inscrições em breve. Quem passar no processo ingressará no primeiro semestre de 2024. Aqueles que desejam participar do processo devem ficar atentos aos requisitos e às datas, para não perder o prazo.

Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre o processo de seleção para o Comando da Aeronáutica!

Quais são os cargos disponíveis

O exame de admissão para o Comando da Aeronáutica visa o preenchimento de 242 vagas, todas para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. Dessas vagas, 60 se dedicam ao preenchimento do cargo de Mecânico de Aeronaves, 15 ao Material Bélico, 16 a Eletricidade e Instrumentos, 10 a Estrutura e Pintura. Além dessas, há 12 vagas para Suprimento, 30 para Guarda e Segurança e, por fim, 85 Tráfego Aéreo.

Quem pode se candidatar

Como todo processo seletivo, os candidatos devem cumprir pré-requisitos que os tornam aptos a participarem da seleção. Nesse caso, quem quiser participar deve ter, no mínimo, o ensino médio. Portanto, não serão aceitos candidatos que possuem apenas o ensino fundamental.

Além disso, o candidato deve ter, pelo menos, 17 anos de idade. E também há idade máxima para tentar a participação no exame: 24 anos. Aquele que completar 25 anos de idade no ano da matrícula também não poderá participar da seleção.

Além dessas regras, é preciso que o candidato encontre-se em dia com as suas obrigações militares. Dentre outras exigências, é preciso que ele se encontre solteiro, não possua filhos, nem dependentes.

E essas são apenas algumas das exigências. Portanto, é recomendável ler o edital com muita atenção, para tentar participar do exame de admissão para o Comando da Aeronáutica.

Como funcionarão as inscrições

As inscrições para o processo seletivo de admissão para Comando da Aeronáutica abrirão em fevereiro de 2023, no dia 23. E elas permanecerão abertas até o dia 15 de março de 2023, às 15 horas, quando o período para se inscrever se encerra automaticamente.

Aqueles que forem participar do processo seletivo deverão preencher o formulário diretamente no site oficial da Aeronáutica. Qual seja o Escola de Especialistas da Aeronáutica. E deverão pagar uma taxa no valor R$80,00, para confirmar a inscrição.

Quais serão as etapas de avaliação

Todos aqueles que se inscrevem dentro do período indicado no edital participarão do processo seletivo para compor o quadro de Comando da Aeronáutica, mediante o Curso de Formação de Sargentos.

Os candidatos realizarão prova escrita, prevista para acontecer no dia 4 de junho de 2023. Nesta prova, os candidatos serão avaliados em seus conhecimentos de português, matemática, física e inglês.

Neste mesmo dia, eles passarão por uma série de avaliações, quais sejam, a concentração intermediária, a inspeção de saúde e exame psicológico. Além disso, os candidatos passarão por teste para avaliar o seu condicionamento físico e por um procedimento de heteroidentificação complementar.

Por fim, eles passarão pela concentração final e por validação documental, onde apresentarão os documentos solicitados no edital.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.