Guia completo para iniciantes em concurso público

Saiba como fazer para iniciar a rotina de estudos e estudar para os processos seletivos

O sonho da estabilidade no trabalho é presente para a grande maioria da população economicamente ativa do Brasil. Logo, é muito comum que iniciantes em concurso público procurem um guia completo para se informar a respeito do funcionamento dos processos seletivos.

Além do emprego estável, surgem melhores oportunidades de aprimoramento e de ganhos salariais, sem contar os diversos benefícios proporcionados. Essas bonificações podem, inclusive, variar de acordo com a instituição e os cargos dispostos. Por isso, é importante conhecer o órgão que está dispondo as vagas.

Confira dicas para iniciantes em concurso público

Primeiramente, nesse cenário, é interessante escolher qual processo seletivo concorrer, incluindo o cargo que deseja. Aliás, esse passo é fundamental para iniciar os estudos, pois é ele quem vai ditar quais editais serão lidos. Então, por consequência, quais conteúdos que precisará aprender para realizar a prova final.

Assim, será possível definir os materiais a serem comprados ou baixados e quais cursos preparatórios para iniciantes em concurso público poderão ser assinados. Essa capacitação, por assim dizer, é determinante para aprovação e, de modo geral, é específica para determinados órgãos.

E como fica a rotina do dia a dia?

Via de regra, o cotidiano do candidato prevê disciplina e constância. Ou seja, é preciso manter um tempo diário de estudo. Além disso, se comprometer a seguir o cronograma de maneira fiel e com dedicação.

Obviamente, no início, é possível alternar um pouco os horários, até mesmo para não haver um desgaste mental e um desinteresse. Desse modo, também se deve selecionar dias específicos para ter um tempo maior de descanso.

E como se organizar?

A etapa 1 para organizar os estudos é simplesmente criar um cronograma, o qual não é tão simples assim. No entanto, será ele quem irá garantir o sucesso do processo seletivo e a respectiva aprovação do candidato.

Para isso, o passo primordial é definir os pontos mais gerais do planejamento: os temas a serem aprendidos, as metas de cada semana, as datas de realização de simulados e provas anteriores, os fundos de investimentos possíveis e o tempo de dedicação em cada dia.

Assim, com essas ideias gerais em mente, dar progressão ao restante fica mais fácil.

Então, o que mais levar em conta?

Com o conhecimento sobre os temas, os iniciantes em concurso público devem separá-los em domínios específicos, categorizados de acordo com o seu nível de dificuldade. Assim, é interessante começar e terminar o dia com os assuntos que mais domina, para melhorar a assimilação, deixando aqueles mais difíceis para tiver “pegado o ritmo”.

As metas da semana, por sua vez, deverão ser listadas e distribuídas ao longo do tempo disponível para estudo. Para que isso funcione, é interessante ter horários, principalmente no sábado e no domingo, para finalizar os objetivos em casos de imprevistos.

Não deve ser uma regra, mas essa “precaução” impede que haja acúmulo para a semana seguinte.

E como treinar a prova?

Resolvendo questões! É a maneira mais eficiente de consolidar o conhecimento e de identificar os déficits de conteúdo. Logo, a máxima do “aprender com os erros” se aplica 100% aqui. Pois, será a partir deles que o candidato irá montar o cronograma de revisão e recategorizar os domínios.

Os finais de semana, nesse contexto, serão úteis para realizar e corrigir os simulados e as provas anteriores. É ideal separar um momento em que se tenha certeza de que não haverá interrupções, afinal, a simulação também servirá como uma preparação psicológica.

E qual concurso é melhor?

Nesse guia completo, os iniciantes para concurso público podem ficar tranquilos quanto a isso. A melhor escolha é sobre a área que cada um tem mais afinidade e competência. Como trabalho estável, é fundamental que haja um mínimo de prazer nas tarefas laborais cotidianas.

Para além disso, deve-se observar a previsão de publicação dos editais, já que muitos deles não são abertos todos os anos. Por último, pode-se fazer uma análise sobre a remuneração e se ela contempla os objetivos pré-determinados.

E qual o melhor curso preparatório para iniciantes em concurso público?

De modo geral, existem dois tipos de cursinhos: aqueles mais gerais e aqueles muito específicos. A melhor escolha, como iniciantes em concurso público, é um preparatório que contemple sua meta.

Em caso de estudar para dois ou três provas, por exemplo, a primeira opção é a mais recomendável. A segunda, por sua vez, mais indicada por professores, é preferível quando o candidato está mais inclinado um determinado concurso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.