Evite problemas futuros: Saiba por que é importante ATUALIZAR seu RG e CPF agora mesmo!

Garanta a regularidade de seus documentos

Tecnologia, mundo digital, tudo isso avança em uma velocidade surreal, e nesse contexto, os documentos tradicionais, como RG e CPF embarcam em mudanças que precisam ser acompanhadas de perto.

Sem sombra de dúvidas, esses são exemplos de documentos mais do que essenciais para a rotina dos brasileiros. Afinal, são solicitados desde uma operação de abertura de conta no banco, como para realizar compras online.

Entretanto, até mesmo por conta da correria, muitas pessoas deixam de manter os seus documentos atualizados, e sequer acompanham as novidades sobre os mesmos.

Por isso, elaboramos este artigo, com pautas super importantes para que você fique sem dúvidas.

Atualização do RG e CPF

Com a evolução tecnológica e as eventuais alterações nas leis e regulamentações, é preciso manter os documentos sempre atualizados para evitar problemas legais e burocráticos.

Além disso, em casos de perda ou roubo, ter RG e CPF atualizados facilita o processo de recuperação e minimiza os riscos de fraudes e uso indevido de identidade.

A saber, no Brasil, a falta de atualização destes documentos pode ocasionar uma série de complicações, desde dificuldades para realizar transações financeiras até problemas para obter benefícios sociais e acessar serviços públicos.

Adicionalmente, em algumas situações, como concursos públicos e processos seletivos, a falta de documentos atualizados pode acabar impedindo a participação do cidadão.

Sendo assim, é essencial que os cidadãos estejam atentos à validade de seus documentos e realizem a atualização do RG e CPF regularmente.

Novo modelo de RG

O novo RG, também chamado de Carteira de Identificação Nacional (CIN), pode ser solicitada nos institutos de identificação de cada estado e do Distrito Federal, a partir da política de cada unidade para emissão do documento.

CPF

Cabe destacar que já por um longo tempo, o cartão do Cadastro de Pessoa Física não é mais emitido no país. Com isso, o documento foi integrado à tradicional carteira de identidade.

Entretanto, a emissão do RG é uma responsabilidade regional. Logo, cada estado possui um modelo próprio, podendo haver particularidades em cada localidade do Brasil.

Na prática, se um cidadão de Minas Gerais se mudasse para outro estado e precisasse atualizar ou emitir um novo RG, o antigo não seria cancelado, e ele ficaria com duas carteiras de identidade.

Contudo, com a unificação da nova Carteira de Identidade Nacional, o mesmo documento passa ser usado e ter validade em todo o país, evitando divergências regionais.

Ainda mais, o novo RG utiliza o número do Cadastro de Pessoa Física como registro geral, simplificando o processo de emissão em todo o país.

Além disso, o novo RG conta com duas versões, uma digital e uma física.

Mas veja só! Não é preciso se preocupar. Isso porque o antigo modelo da carteira de identidade se manterá válido até o dia 28 de fevereiro de 2032.

Dessa forma, a troca entre os documentos não é obrigatória de imediato. Mas, quem quiser providenciar, deve saber que as novas validades são essas:

  • Entre 0 e 12 anos: validade de 5 anos;
  • Entre 12 e 60 anos: validade de 10 anos;
  • A partir de 60 anos: validade indeterminada.

Em complemento, vale ressaltar que, tanto a primeira via quanto a renovação do documento são gratuitas.

Segunda via

A saber, quem perder a carteira de identidade atual e precisar tirar a segunda via, terá que arcar com uma taxa simbólica de emissão. Lembrando que o valor muda conforme a unidade federativa.

Como atualizar o RG e CPF?

Muito bem! Se você tem modelos muito antigos, acompanhe os passos para atualização.

RG

Para solicitar o novo RG, basta ir ao órgão emissor da sua cidade e apresentar a certidão de nascimento ou casamento. As secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e de cada estado serão as responsáveis por disponibilizar o documento.

Então, após a emissão presencial do documento, é possível acessar uma versão digital.

Atenção! O novo RG só pode ser obtido de maneira digital após a emissão do novo documento físico com QR Code no verso.

CPF

Embora o Cadastro de Pessoa Física não possua mais um documento físico, como o antigo cartão, é importante manter este número em dia. Confira como regularizar o CPF:

Quais estados já estão com a liberação do novo RG?

Por fim, é interessante sinalizar em quais localidades já é possível emitir o novo RG:

  • Acre;
  • Alagoas;
  • Goiás;
  • Mato Grosso;
  • Minas Gerais;
  • Pernambuco;
  • Piauí;
  • Paraná;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Sul;
  • Santa Catarina.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.