Eu tenho um plano – Prevenir é mais barato que remediar! – Parte 4

Atuar com prevenção é uma forma de chegar ao seu objetivo com clareza e senso de urgência.

A série “Eu tenho um plano!” tem por objetivo pormenorizar o plano de negócios, detalhando suas necessidades e o motivo de cada etapa.

As explanações estão em série, uma vez que objetivam que as etapas do processo fiquem clarificadas. Importante considerar que para cada empresa há particularidades que exigem adaptações. Dividimos a série “Eu tenho um plano!” em sete partes. Nesta quarta parte falaremos sobre agir de forma preventiva.

Atuar com prevenção

Claro que em uma situação extrema como uma pandemia, não é possível ter alternativas, entretanto como  algumas empresas atuaram de forma positiva até crescendo?

Essas empresas estavam preparadas para fatores externos não controlados, e como podemos ver em qualquer análise SWOT, devemos analisar os fatores externos, internos, ameaças e oportunidades.

Aceitar que nada é estático é um dos caminhos para aproveitar as oportunidades que podem estar escondidas dentro de uma ameaça.

Somente aceitando as vertentes do negócio em tudo o que você visualiza no ambiente interno, e minimamente aceitando o que não controla no ambiente externo, poderá ter uma noção das questões técnicas e projeções de retorno financeiro para o seu negócio.

Vantagens de atuar com um plano de negócios

Através dessa ferramenta você terá uma noção de como a empresa vai funcionar, ou ao menos, tende a funcionar em longo prazo.

Porém, ter um plano de negócios é viável para a sua empresa em muitos aspectos.

  • Simulação de cenários positivos e negativos, ou, favoráveis e desfavoráveis;
  • Alinhamento entre sócios e diretores quanto à situação atual da empresa;
  • Comparativos entre os planos;
  • Captação de financiamentos;
  • Análise de ambiente interno e externo;
  • Possibilidade de transformar ameaças em oportunidades.

Falaremos mais sobre esses aspectos na próxima postagem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.