Estudos: Hábitos que prejudicam o aprendizado

O cérebro é o órgão responsável pela inteligência e pelo nosso aprendizado. Quanto melhor forem nossos hábitos, mais produtivo será o nosso cérebro e melhor será o seu processo de aprendizagem. No entanto, criar bons hábitos não é uma tarefa tão simples, exige muita disciplina e repetição.

O primeiro passo para desenvolver uma boa rotina é abandonar comportamentos prejudiciais, principalmente aqueles que interferem na nossa produtividade

Hábitos que afetam o aprendizado

Um dos pontos principais para não se prejudicar seu aprendizado nos momentos de estudo, é não se distrair com informações inúteis na internet. A principal fonte de distração e quebra de foco são as redes sociais. Quando acessamos a internet somos estimulados com milhares de vídeos e imagens e isso faz com que o tempo passe sem que a gente perceba. Por isso, quando for necessário se dedicar a uma tarefa, se afaste dos meios digitais.

Caso precise fazer alguma pesquisa, faça após o término da atividade que está realizando. Se possível, desative também as notificações de aplicativos do celular.

É importante entender que nosso cérebro não é capaz de se concentrar plenamente em mais de uma demanda ao mesmo tempo. Por isso, evite realizar muitas tarefas simultaneamente. Isso prejudica o rendimento e é muito provável que você acabe não finalizando nenhuma atividade.

Outra dica é cumprir as tarefas mais difíceis primeiro. Geralmente, as pessoas deixam para realizar atividades complexas no fim do dia. Porém, quanto mais difícil for a tarefa, mais ela vai exigir do nosso cérebro e da nossa disposição. Sendo assim, as primeiras horas do dia são as mais indicadas. Nesse período o corpo está descansado e em pleno funcionamento, o que contribui para a maior efetividade na conclusão das demandas.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.