Estudantes da UNICAMP criam projeto para salvar pessoas que precisam de marcapasso

Em muitos hospitais do Brasil, uma parte dos pacientes em estado grave precisam com urgência de marcapassos para conseguirem sobreviver. 

Entretanto, faltam profissionais capacitados para realizar esse procedimento durante emergências, gerando perdas irreparáveis.  

Por isso, estudantes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)  criaram o Projeto Vida que ajuda salvar vidas ao oferecer um sistema que ajuda no treinamento de médicos socorristas para inserção de marcapassos. 

A pedido do Instituto Terzius, a Mecatron, Empresa Júnior dos alunos de Engenharia de Controle e Automação da universidade, desenvolveu um sistema munido com vários sensores e um manequim para simular o atendimento. 

Segundo João Vítor Crotti Figueiredo, 20, gerente comercial da Mecatron: “Enquanto o médico coloca o cateter na veia do manequim, ele vê em uma tela que simula um monitor cardíaco, se está fazendo da forma correta ou não. Tudo isso com o professor do lado”. 

Desenvolvimento de técnicas para marcapasso através de Empresas Júniors

As Empresas Juniores (EJs), como a Mecatron, são instituições conduzidas por estudantes de várias áreas e que não possuem fins lucrativos. 

Nas EJs, os universitários têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem dentro da sala de aula, assim como um contato próximo com as experiências que podem desenvolver melhor o aprendizado. 

Além disso, ainda há a possibilidade dos estudantes contribuírem com a sociedade através da vivência empresarial nas universidades. Dentro das EJs, desenvolvem-se projetos como o da Mecatron, com o objetivo de salvar vidas!

Ademais, a Mecatron, novamente com o Instituto Terzius, está criando um sistema para simular a interação entre o marcapasso e o coração. 

A ótima execução do Projeto Vida, assim como de outros mais de 600 projetos, contam com o apoio do Núcleo Campinas (NuCa). 

No NuCa, as empresas juniores da região metropolitana de Campinas formam um ambiente favorável para o seu desenvolvimento. Afinal, possuem serviços de acompanhamento, auxílio legal e atendimento remoto sobre questões burocráticas e afins. 

Por fim, através desse suporte, os universitários arrecadaram 1,9 milhões de reais com empresas juniores em 2020.

E então, o que achou desta notícia? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – O cenário brasileiro após 1 ano de pandemia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.