O cenário brasileiro após 1 ano de pandemia

A pandemia da covid-19, que completou um ano no dia 26 de fevereiro, mudou a nossa relação com a ciência. Nesse período, ainda que tenha havido um número grande de informações sobre vacinas e medidas de proteção contra o vírus, há também muita desinformação. Por isso, vamos agora fazer um breve panorama do cenário brasileiro atual para ajudar na melhor compreensão dos fatos.

O que aconteceu nos últimos meses de pandemia?

Quando eclodiu a pandemia já havia uma série de pesquisas em desenvolvimento na área de infectologia, a nível nacional e internacional. Esses estudos já tinham como objetivo entender a doença e produzir vacinas contra essa família de vírus que causa grande prejuízo aos seres humanos.

Contudo, para uma pesquisa de ocorra é necessário financiamento. Desenvolver uma vacina ou qualquer outro medicamento é uma atividade cara e perigosa. Geralmente, há uma forte concorrência entre os laboratórios para conseguir comprovar a segurança e a eficácia de um imunizante o mais rápido possível e em primeira mão.

No caso da covid-19, visto que se trata de algo de extrema urgência, houve uma corrida ainda maior e um esforço global de governos, laboratórios e doadores. Com isso, houve a produção de uma série de opções de imunizantes em tempo recorde no mundo inteiro.

Atualmente, todas as vacinas disponíveis foram testadas e têm eficácia comprovada. Porém, ainda há muito estudo em desenvolvimento e, portanto, há também uma série de perguntas sobre o vírus ainda sem resposta. 

Infelizmente o fato de já existir vacinas não significa que o problema foi resolvido. Os imunizantes por si só não bastam. É necessário haver um programa nacional de vacinação, que obedeça a critérios logísticos e que trace com detalhes as medidas para a distribuição correta das duas doses em pelo menos 80% da população. 

Vacinação no Brasil

No Brasil, a população está sendo vacinada. Assim, muitos brasileiros já tomaram a 1ª dose. No entanto, apenas uma pequena parcela dos brasileiros está imunizada e em muitos locais o processo de vacinação está parado devido à falta de insumos para produzir mais doses. 

A falta de direcionamento de liderança no cenário brasileiro ao longo desses 12 meses na gestão da pandemia resultou na abertura de um inquérito contra as atuações do governo federal. Assim, as ações ou a ausência delas por parte do governo segue em julgamento através de uma CPI da Pandemia no Senado.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.