Estrutura redação concurso PM São Paulo: confira!

Redação PM São Paulo: dicas

Vai prestar o concurso para a Polícia Militar de São Paulo e está preocupado com a maneira com a qual a sua redação deverá ser escrita e submetida aos examinadores? Faz sentido, uma vez que sabemos que a redação é uma das partes mais importantes de qualquer exame ou concurso. Escrever um bom texto pode garantir os pontos que irão garantir a sua aprovação. 

Um fator importante que deve ser levado em consideração é que você nunca vai fazer uma boa redação se não tiver o costume de ler muito e de escrever muito. Sendo assim, se esse não é seu hábito, pode começar agora mesmo. Vale tudo ( jornais, revistas, livros, postagens nas redes sociais): tudo aquilo que estiver ao seu alcance deve ser usado para aprimorar sua leitura ou escrita.

Além disso, os candidatos devem saber de alguns critérios que podem determinar uma boa nota na redação. Vamos descobrir, a seguir, qual deve ser a estrutura da redação do concurso PM São Paulo.

Redação PM São Paulo: Tema

Vamos começar pelo tema. Sua prova deverá ter conteúdo exclusivo sobre o tema proposto e, dessa forma, fugir do tema irá fazer com que você perca uma quantidade enorme de pontos. 

Redação PM São Paulo: Estrutura

A estrutura básica da redação do concurso PM de São Paulo é: um parágrafo de introdução, dois parágrafos de desenvolvimento e um parágrafo de conclusão. Lembre-se de que deverá haver coerência entre o que você propôs e defendeu e as suas considerações finais. A progressão textual é também um critério importante a ser levado em consideração. O examinador quer saber se o candidato possui a capacidade de criar argumentos pertinentes e de criar um texto que segue um raciocínio lógico.

Ainda, fazer menção à situação pela qual está passando no momento com construções como “assim como solicitado” ou “como afirma o autor” também pode ser considerado negativo no momento da avaliação.

Redação PM São Paulo: Linguagem

Redigir conforme as regras da gramática da língua portuguesa é fundamental para que os candidatos obtenham uma boa nota. Ainda, devemos destacar que usar a primeira pessoa do singular ou a segunda do singular ou do plural poderá prejudicar a sua nota.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.