Estresse: por que algumas pessoas são mais sensíveis do que as outras?

É importante conhecer os sintomas e saber como agir

O Brasil é um dos países onde o estresse atinge o maior número de pessoas. Cerca de 70% da população brasileira já sentiu alguns dos sintomas relacionados à adversidade. Ademais, ela é uma defesa natural do organismo, que acontece quando a pessoa enfrenta uma situação de perigo ou de ameaça.

De fato, qualquer pessoa pode ser suscetível ao estresse, variando apenas a frequência ou a intensidade da ocorrência. O estresse pode afetar o emocional, exigindo um tratamento médico. Aliás, algumas das causas são acidentes, mortes de conhecidos, doenças na família, dívidas, competição no trabalho, entre outros.

Vale ressaltar que algumas pessoas conseguem lidar tranquilamente com o estresse. Outras, no entanto, acabam por sofrer bastante com as repercussões da adversidade, tanto em sua vida pessoal quanto profissional. A princípio, o grande problema é quando a situação não é passageira, com vários sintomas e reações do corpo.

O organismo, quando se sente ameaçado, pode ter uma reação exagerada proporcionando à pessoa vários sintomas relacionados ao estresse. Há um aumento da sudorese e dos batimentos cardíacos. É como se o corpo procurasse lutar ou fugir de uma situação perigosa.

Resistência ao estresse

Algumas pessoas são mais resistentes ao estresse por conta de sua capacidade de resiliência. Elas conseguem se recuperar rapidamente das adversidades encontradas, seja no trabalho, ou em sua vida pessoal. Dessa maneira, ela evita a ansiedade e a depressão facilmente, retornando ao seu estado emocional.

Elas conseguem resistir aos sintomas e situações de estresse, veem as coisas de uma maneira diferenciada, com poucos sinais negativos, com uma grande resistência ao estresse. Vale ressaltar que elas tendem a sofrer menos e sentem um desconforto reduzido, se recuperando rapidamente.

Todavia, estima-se que a resiliência de uma pessoa se dá por fatores genéticos, educacionais e por suas experiências de vida. Cada pessoa lida com ela de uma maneira diferente. Analogamente, é importante observar que ela é um fator chave na luta contra o estresse e seus sintomas mais comuns.

Estudos apontam que em uma situação de estresse há uma liberação de dopamina no cérebro, que pode prever se a pessoa irá sucumbir aos sintomas, ou se será resiliente. Desse modo, o órgão reage dependendo do contexto relacionado a pessoa estressada, podendo influenciar diretamente em sua saúde.

O que é resiliência

A resiliência possibilita à pessoa superar obstáculos, tragédias, mudanças e adversidades com uma grande facilidade. Dessa maneira, elas têm um maior domínio sobre suas vidas e acabam por assumir maiores riscos. Algumas possuem uma visão mais otimista, com relações pessoais de maior qualidade.

Quem é resiliente acaba por ter menos estresse, alcançando um equilíbrio, tendo uma maior confiança e força pessoal. Em síntese, elas lidam com situações adversas com uma maior facilidade, o que pode ser benéfico tanto para a sua saúde mental quanto corporal. Estas pessoas também costumam confiar mais em si mesmos.

Como ter mais resiliência

Cada pessoa tem uma maior predisposição ou não para lidar com o estresse. Dessa forma, algumas estratégias podem ajudar a ter um sentimento de resiliência. O contexto social também pode influenciar, junto a algumas ações e mudanças de hábitos que podem fazer com que os sintomas de estresse se reduzam bastante.

1 – Seja flexível

As pessoas resilientes possuem a noção de que na vida elas sempre estarão frente a frente com inúmeros desafios, de tempos em tempos. Por essa razão, elas conseguem se preparar melhor para mudar suas metas e objetivos, se adaptando à nova realidade ao qual está inserida.

2 – Aprenda sempre que puder

As pessoas resilientes, quando se deparam com uma situação negativa, costumam tirar lições sobre ela. De fato, ela não se faz de vítima, e procura saber o que fazer da próxima vez, em busca de ter um melhor resultado.

3 – Atitude positiva  

É preciso pensar o que se pode fazer para melhorar uma determinada situação, procurando uma resolução para o problema, não ficando paralisada por conta de toda a negatividade. Essa maneira de agir pode ajudar tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

4 – Desenvolva seus relacionamentos

Uma boa maneira de lidar com o estresse é investir nos relacionamentos com seus familiares e com seus amigos. As pessoas resilientes costumam aceitar a ajuda de conhecidos, que se preocupam realmente com elas. 

5 – Libere a tensão

O estresse deixa o corpo bastante tenso. É preciso buscar formas de se aliviar através de terapias, meditação, dançando, cantando, ou até  mesmo desenhando ou escrevendo um diário. Fazer exercícios físicos também pode ajudar.   

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.