Estratégias e métodos de aprendizagem cooperativa
A aprendizagem cooperativa é uma ferramenta de ensino que os professores usam para ajudar os estudantes a processarem informações de maneira rápida. Esse método consiste no trabalho dividido em grupos menores para atingir um objetivo comum.
Cada integrante do grupo é responsável por aprender as informações fornecidas, assim como ajudar os outros participantes do grupo a aprenderem as informações.
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Como funciona a aprendizagem cooperativa?
Para que os grupos de aprendizagem cooperativa consigam atingir seus objetivos, os professores e os estudantes precisam fazer sua parte.
O professor acaba desenvolvendo o papel de facilitador e observador. Já os alunos devem trabalhar juntos para conseguir completar a tarefa.
Sendo assim, utilize as seguintes normas para conseguir alcançar o sucesso da aprendizagem cooperativa.
- Organize os estudantes de maneira heterogênea em grupos de apenas dois e não mais de seis.
- Distribua a cada integrante do grupo uma função específica: registrador, observador, contador, pesquisador, etc.
- Fique atento ao progresso de cada grupo e ensine as habilidades necessárias para a conclusão da tarefa.
- Faça uma avaliação de cada grupo com base em quão bem eles trabalharam juntos e concluíram a tarefa.
Dicas de gerenciamento de sala de aula
Os professores devem efetuar a aprendizagem cooperativa respeitando o que a unidade escolar propõe.
Veja a seguir algumas técnicas utilizadas que na maioria dos casos acabam funcionando:
Manipulação de ruído: use chips falantes para manipular o ruído. Toda vez que o estudante precisar falar em grupo, ele precisa necessariamente colocar sua ficha no meio da mesa.
Chamando a atenção dos estudantes: crie um sinal para chamar a atenção dos alunos. Por exemplo, bata palmas duas vezes, toque uma campainha, etc.
Responda os questionamentos: monte uma política onde cada membro do grupo que tiver uma pergunta, faça primeiro ao grupo e posteriormente ao professor.
Utilize um cronômetro: ofereça aos alunos um tempo determinado para conclusão das tarefas. Caso necessário, utilize um cronômetro.
Instrução: antes de entregar o modelo de atribuição, a instrução da atividade e garanta que cada estudante entenda o que é esperado.
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