Estes erros podem te tirar do CadÚnico, confira

Veja o que você deve evitar para conseguir o benefício

Você sabia que existem alguns erros que podem te tirar do CadÚnico? Sim! E esses erros são mais comuns do que se pensa! Por isso, na hora de preencher sua ficha de inscrição, é preciso tomar muito cuidado e ficar atento, para que essas falhas não sejam cometidas.

Estes erros podem te tirar do CadÚnico, confira -- Reprodução Canva
Estes erros podem te tirar do CadÚnico, confira — Reprodução Canva

Para que você possa entender melhor e saber o que não deve fazer ao realizar sua inscrição, nós separamos 6 dos erros mais comuns que as pessoas cometem no CadÚnico para que você fique por dentro e passe longe dessas ações!

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, então não deixe de ler até o final!

O que é CadÚnico?

Com todas as calamidades e momentos de incertezas que atingiram, não só o Brasil, como também o mundo todo nos últimos anos, várias empresas decretaram falência ou reduziram o número de funcionários significativamente. Isso causou muitos desempregos e, consequentemente, a economia sofreu um impacto muito grande, pois, as pessoas acabaram perdendo o poder de compra, e muitas até chegaram a viver em insegurança alimentar ou de moradia. 

Dessa forma, o Governo se viu obrigado a ajudar esses cidadãos e, para isso, criou alguns auxílios que começaram a ser repassados no final de 2020. 

Para que as pessoas possam solicitar algum desses auxílios, o primeiro passo é fazer um cadastro no CadÚnico e, por isso, muitas dúvidas sobre como se cadastrar e o que ele é surgiram. 

O CadÚnico, que é a sigla para Cadastro Único. Assim, é como se fosse um banco de dados que o Governo tem, para obter informações sobre os cidadãos. 

Quando as pessoas se inscrevem no CadÚnico, elas passam muitos dados importantes, como renda familiar, situação financeira, etc. Com isso, o Governo pode discernir quais são as famílias mais necessitadas dos auxílios e quais podem esperar, ou não precisam receber nenhuma ajuda para se manter.

Quem pode se cadastrar no CadÚnico e como se cadastrar?

O CadÚnico é um direito de todos os cidadãos brasileiros e, por isso, todos podem se cadastrar. No entanto, existem algumas regras a serem seguidas no ato do cadastro.

Para fazer o cadastro, o solicitante precisa ter uma idade mínima de 16 anos e apresentar os documentos pessoais, como RG, CPF e Título de eleitor.

Assim, vale lembrar que o CadÚnico é um cadastro familiar, isto é, a pessoa que for fazer esse cadastro deve apresentar os documentos de todos que são da família e moram na mesma casa.

Mas, se acaso você estiver precisando de algum auxílio e morar sozinho, também pode fazer um cadastro como família unipessoal

Para fazer o cadastro, você precisa ir até o CRAS de sua cidade portando os seguintes documentos seus e de seus familiares que moram na sua casa:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • RG e CPF;
  • Título de eleitor; 
  • Carteira de trabalho
  • Comprovante de residência, que não é obrigatório, mas faz com que o cadastro fique mais completo.

Se você for indígena, também precisa apresentar a Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena.

No entanto, você precisa tomar alguns cuidados na hora de fazer a inscrição e durante o recebimento dos auxílios, para não ser excluído do CadÚnico e ter seu benefício cortado.

Quais erros podem excluir do CadÚnico?

Um dos principais erros que podem fazer com que seu cadastro no CadÚnico seja excluído ou invalidado, é a apresentação de informações falsas na hora da inscrição. Portanto, tome muito cuidado na hora de passar as informações. Assim, apresente os documentos de todas as pessoas da sua família que moram na mesma casa que você.

Além disso, outros erros também podem levar ao cancelamento do cadastro e corte do auxílio. Confira abaixo os 6 principais erros que acometem a exclusão do Cadastro Único:

  • A não localização da família cadastrada por um período de 48 meses ou mais;
  • A não apresentação dos documentos necessários;
  • Falecimento de membros da família inscritos no mesmo cadastro;
  • Comprovação de informações falsas repassadas pelo responsável pela inscrição da família;
  • Alguma decisão judicial que interrompa o auxílio recebido pela família;
  • Solicitação de exclusão feita pela família.

No entanto, infelizmente não são somente esses erros que podem levar ao cancelamento do cadastro, por isso, todo cuidado ainda é pouco.

Ao realizar seu cadastro, esteja atento a todas as informações repassadas e obtidas, e atualize seu cadastro com uma frequência de, no mínimo, 12 meses.

Por fim, agora que você já sabe quais são os erros que podem te tirar do CadÚnico, é só ficar atento para que seu benefício não seja cortado!

Compartilhe esse post para que mais pessoas descubram como o CadÚnico funciona!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.