Dicas para o direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego
Para que um candidato possa se posicionar assertivamente durante a entrevista de emprego, é necessário que se atente a alguns pontos no que diz respeito ao seu comportamento durante o processo seletivo.
A sua postura corporal é fundamental na entrevista
Certamente a sua postura transmite uma mensagem ao seu entrevistador. Por isso, não entre na sala com a cabeça baixa, evite diminuir o tom de voz, nem hesite durante a sua fala. Já que esses são pontos que demonstram nervosismo e falta de segurança.
Assim sendo, tenha uma postura positiva, não cruze braços ou pernas, e evite gesticular excessivamente, bem como, mantenha contato visual com o seu entrevistador.
Se prepare para as perguntas mais comuns
Existem muitas perguntas que são feitas de forma natural nos processos seletivos. Sendo assim, analise suas experiências, conheça os pontos fortes e fracos de cada uma delas. Certamente, essa análise fará diferença no seu direcionamento durante o processo seletivo.
Estruture a sua conversa com o recrutador
É possível que estruture a sua conversa com o recrutador através da análise citada anteriormente. Isso porque pode dividir a sua trajetória em pontos relevantes, criando um fluxo implícito durante o processo seletivo. Certamente, poderá criar uma linha de conversa e expor suas habilidades e competências de maneira contextualizada.
Pesquise informações sobre a empresa
Conheça a trajetória da empresa, bem como, sua missão, visão e valores. Certamente é uma maneira de se direcionar naturalmente durante o processo seletivo.
Esteja preparado para responder perguntas difíceis
Perguntas complexas podem surgir durante uma entrevista de emprego, por isso, analise o site da empresa e reveja seu conhecimento sobre a área de atuação.
Certamente essa análise irá te ajudar a responder questões complexas. Por isso, é fundamental que se mantenha atualizado quanto às tendências e novidades dentro da sua área profissional.
Utilize o método STAR
A metodologia STAR pode ajudar a ter um direcionamento assertivo para as suas respostas. Por isso, é um método muito popular e utilizado com sucesso por muitos candidatos.
- Situation (Situação);
- Task (Tarefa);
- Action (Ação);
- Result (Resultado).
O método STAR consiste em relatar uma situação, informar o que deveria ter sido feito. Assim sendo, posteriormente, o candidato deve informar ao entrevistador a ação que foi tomada e qual foi o resultado. Ou seja, a metodologia STAR consiste em criar um contexto de uma situação para que direcione suas ações.
Decerto, estas dicas podem ser adaptadas à sua objetividade, personalidade e cultura da empresa. No entanto, são pontos de atenção para que obtenha sucesso profissional.