ESTE é o passo a passo para consultar NIS pelo CPF

O NIS está atrelado a diversos benefícios do Governo Federal

O Número de Identificação Social, popularmente conhecido como NIS, é a forma que o Governo Federal tem para identificar o cidadão e pagar os benefícios sociais, como o Auxílio-Gás, o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Se você é um beneficiário, é necessário que saiba esse número para consultar o calendário de pagamento. Assim, veja como consultar NIS pelo CPF na matéria desta quarta-feira (22) do Notícias Concursos.

Então, como citamos, saber como consultar NIS pelo CPF é importante por causa dos benefícios. Esses valores ofertados pelo Governo Federal são destinados aos cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Cada um deles é ordenado para um tipo de família, então, para saber se você é apto a receber, é preciso ver as regras de cada programa. Todos eles estão descritos no site do Governo, tendo mais informações individuais no portal da transparência.

O que é o NIS

O NIS significa Número de Identificação Social e ele possui onze dígitos. Sua função é a de identificação como um cidadão que recebe determinado benefício social do Governo. Usa-se o último número como um parâmetro para classificar a ordem de depósito do dinheiro. Através de um calendário disponibilizado, você conseguirá saber quando o valor cairá na conta social.

O NIS é fornecido através do banco de dados do CNIS (Sistema Nacional de Informações Sociais) ou através da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). Para poder fazer parte do grupo que recebe os benefícios do Governo, você deverá se cadastrar no CadÚnico e participar da entrevista. Depois disso, passará a ter um Nis e poderá receber a quantia.

ESTE é o passo a passo para consultar NIS pelo CPF
ESTE é o passo a passo para consultar NIS pelo CPF – Canva Pro

Como consultar NIS pelo número do CPF

Para saber seu número, o cidadão pode consultar o cartão-cidadão. O número impresso nele é o mesmo usado como reconhecimento do NIS. Outra opção é a consulta através do site Meu INSS. Assim, para isso, basta digitar seu CPF, sua senha do portal e você terá acesso ao número dentro do portal.

Através do app do Meu CadÚnico também é possível realizar a consulta do Nis. Ademais, baixe o app no seu celular e faça o passo a passo para entrar no portal. Outra opção é através do telefone da Caixa 0800-726-0207. Na ligação, siga o que a atendente solicitar, informe seu CPF e anote o número que ela te passar. Essas são as principais formas de consultar NIS pelo número do CPF.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.