Estados registram atraso em distribuição de provas do Saeb - Notícias Concursos

Estados registram atraso em distribuição de provas do Saeb

Em meio a crise no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), estados registram atraso na distribuição das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas escolas públicas do país. 

De acordo com o cronograma deste ano, a aplicação das provas do Saeb estava prevista para começar na última segunda-feira (8). No entanto, pelo menos sete estados ainda não receberam os exames para aplicar o Saeb 2021.

O Inep, autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC), é responsável pela realização de diversas avaliações de nível nacional, como o Saeb e o Enem. Nesta semana, o órgão recebeu pedidos de demissão de mais de 30 servidores, que apontaram como motivo para a demissão conjunta a “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima”.

Apesar de o MEC afirmar que a realização dos exames não seria afetada pelos pedidos de demissão, parte dos funcionários atuavam diretamente com questões operacionais do Saeb e do Enem. 

De acordo com levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, não haviam recebido as provas até a data de início do Saeb os seguintes estados: Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Há previsão de que as provas cheguem até a próxima sexta-feira, dia 12 de novembro, para alguns estados. No entanto, Espírito Santo e Rio Grande do Norte só devem receber as provas no dia 22 de novembro.

O jornal entrou em contato com o MEC para questionar o motivo do atraso, mas a pasta não se pronunciou.

Confira aqui detalhes sobre o Saeb 2021.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC abriu o período de adesão das instituições de ensino ao SiSU 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?