Esses são os tópicos mais cobrados em raciocínio lógico para concursos

Veja de uma vez por todas quais são os tópicos que mais cobram em raciocínio lógico

Você sabe quais são os tópicos mais cobrados em raciocínio lógico para concursos? Esse tipo de conhecimento é muito importante para quem deseja conquistar uma das vagas disponíveis em diferentes concursos pelo Brasil.

Todas as questões da prova objetiva são importantes, já que somadas, mostram o desempenho e a classificação, ou eliminação, do candidato.

Ademais, muitas pessoas têm dificuldades com raciocínio lógico, matéria que está presente na maioria dos certames hoje em dia.

Se você está se preparando para um concurso, e quer saber quais os tópicos mais comuns nesse tipo de prova, não pode deixar de ler o final.

Conheça os principais tópicos que costumam ser cobrados e veja como se preparar da melhor maneira possível para o dia do concurso!

Quais os concursos costumam ter questões de raciocínio lógico?

Como já vimos brevemente acima, as questões de raciocínio lógico estão presentes na maioria dos concursos do Brasil.

É bastante comum que os candidatos acabem prejudicando seu resultado, por não se preparar adequadamente para esse tipo de questão.

Na hora de prestar um concurso público, o candidato deve estar atento a todos os possíveis tópicos que cairão nas provas objetivas, para somar a maior pontuação possível no final.

Além disso, para quem deseja conquistar um dos cargos mais desejados entre os concurseiros de plantão, é preciso estar atento às provas de todas as matérias, incluindo o raciocínio lógico.

raciocínio lógico para concursos - Reprodução Canva
raciocínio lógico para concursos – Reprodução Canva

Entre os concursos onde é mais comum encontrar questões de raciocínio lógico, podemos citar:

  • Áreas de segurança pública, como Polícia Federal, Polícia Militar ou Guarda municipal, por exemplo;
  • Área Judicial, de Tribunais;
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Bancos federais, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, entre outros.

Além desses, diversos outros certames podem conter questões de raciocínio lógico, especialmente por conta da banca organizadora contrastada.

Dessa forma, é importante saber que tipo de questão será cobrada nas provas de raciocínio lógico nesse tipo de concurso, para garantir uma boa vaga.

Veja alguns exemplos de tópicos desse assunto que podem surgir nas provas, abaixo.

Tópicos mais cobrados em raciocínio lógico para concursos

Os dois assuntos que mais aparecem em provas, em questões que tratam de raciocínio lógico são as Noções de Lógica e a Lógica das Situações.

Ademais, esses dois conceitos também são introdutórios no RLM, além de serem itens indispensáveis para garantir um melhor entendimento sobre outros temas derivados, como, por exemplo:

  • Sequências;
  • Questões de verdade ou de mentira;
  • Associações Lógicas;
  • Orientações espaciais e temporais.

Além disso, algumas questões ainda podem envolver outros tópicos. Veja mais detalhes a seguir.

  • Proposição lógica;
  • Proposição simples e composta;
  • Operador lógico;
  • Tabela-verdade;
  • Classificações de proposição compostas, como tautologia, contradições e contingências;
  • Equivalência e negação;
  • Quantificador lógico;
  • Diagrama lógico;
  • Argumentos, entre outros.

Como estudar questões de raciocínio lógico para concursos públicos?

Para se preparar para qualquer concurso, bem como qualquer matéria ou disciplina que deve cair nas provas, o ideal é estar atento ao edital do certame.

Ao ser aberto, todos os concursos têm seu edital de abertura publicado, e é neste documento onde estão descritos todos os pontos a serem estudados para as provas.

Outra maneira bastante eficiente de se preparar, especialmente com os tópicos mais cobrados em raciocínio lógico para concursos, é observar algumas edições passadas do mesmo concurso.

Por fim, conferir provas aplicadas em outras edições e concursos, organizados pela banca do concurso em questão, também pode ser uma boa maneira de criar uma espécie de parada de questões cobradas, para então ter mais clareza sobre qual caminho trilhar nos estudos.

É importante ter em mente que, uma das principais características das questões de raciocínio lógico, é que elas não costumam variar tanto de uma prova para outra. Ou seja, as questões de cada prova costumam ser adequações de outras questões, já aplicadas anteriormente, em outros certames.

Por isso, fazer simulados, cursos preparatórios e contar com um profissional qualificado para te ajudar, pode ser de grande valia na hora de estudar para um concurso com questões de raciocínio lógico.

Sendo assim, agora você já conhece alguns dos principais tópicos de raciocínio lógico, cobrados em concursos públicos. Então, comece já a sua preparação e garanta uma boa pontuação nas provas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.