Espeleologia: Entenda o estudo de cavernas

A espeleologia é o estudo de cavernas e grutas. Procura entender a formação geológica das cavernas, o ambiente no qual estão inseridas, quais seres vivos habitam o local, assim como características gerais, entre outras especificações. 

A espeleologia aplica conhecimentos adquiridos em outras áreas como a geologia, geografia, biologia, ecologia, entre outras. 

Esse tipo de ciência poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Espeleologia no Brasil

O Brasil possui um extenso território e por isso acabou sendo contemplado com diversas cavernas. A saber, cerca de 4 mil já foram catalogadas, contudo, os especialistas e pesquisadores acreditam que deva haver ao menos 80 mil. 

O número é bastante expressivo e muito importante, pois as cavernas oferecem diversas informações científicas. Além disso, podem ser exploradas turisticamente e culturalmente. 

Pesquisas pré-históricas

As cavernas foram habitadas por homens pré-históricos, por isso são fontes importantes de estudos para compreender o período. 

Portanto, diversos arqueólogos se aventuram nas cavernas para descobrirem vestígios pré-históricos como pinturas rupestres, por exemplo.

Podemos citar a Caverna de Altamira na Espanha como uma rica fonte de estudos, tendo em vista a variedade de pinturas rupestres encontradas do período Paleolítico, por isso trata-se de uma das mais importantes do mundo. 

Principais Cavernas e Grutas Brasileiras

Como falamos acima o Brasil possui milhares de cavernas, e por isso possui enorme importância, veja as principais delas:

  • Gruta do Centenário, Minas Gerais: Trata-se da caverna mais profunda do Brasil, com ao menos 481 metros de profundidade. 
  • Toca da Boa Vista em Campo Formosa na Bahia, corresponde a caverna de maior extensão no Brasil com aproximadamente 92,1 km. 
  • Toca da Barriguda também na Bahia com 26,7 km de extensão
  • Gruta do Maquiné em Cordisburgo em Minas Gerais, uma das mais visitadas do Brasil. 
  • Gruta dos Ecos: Fica localizada em Corumbá em Goiás. 

Maior caverna do mundo

Por fim, a maior caverna do mundo em extensão fica nos Estados Unidos em Mammoth Cave no estado do Kentucky. 

Para se ter uma dimensão, ela possui 580 km de extensão, o local foi contemplado com um parque nacional. 

Ademais, a maioria das cavernas levaram milhões de anos para se formarem. 

E então, gostou de conhecer mais sobre o estudo das cavernas?

Não deixe de ler também – Geografia: Entenda as etapas do ciclo das rochas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.