eSocial: unificação de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais

O eSocial é uma unificação de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Saiba mais detalhes sobre esse sistema obrigatório!

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, eSocial, é uma inovação no que diz respeito à centralização de informações diversas para o governo de forma ampla. Sendo assim, é uma maneira de informar pontos referentes à previdência e informações trabalhistas, de forma geral, é uma maneira de centralizar informações e impostos importantes no que diz respeito à relação empregado e empregador.

eSocial: unificação de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais

O envio de informações ao eSocial não é opcional e requer que a empresa faça um planejamento para que mantenha em dia as suas informações. Em implantação desde 2018, o eSocial ainda está em desenvolvimento, visto que o faseamento é complexo e diversos fatores não controláveis modificaram o cronograma do governo, sendo esse um ponto bastante importante para as empresas.

Acompanhe as informações e atualizações

Por isso, é fundamental que haja o acompanhamento das informações pela plataforma oficial. Sendo assim, é necessário que o envio dos eventos seja feito por um profissional que tenha recebido algum tipo de treinamento.

Visto que é necessário respeitar o encadeamento das informações para que os envios dos eventos ocorram; já que o eSocial possui uma lógica quanto a sequência das informações; de modo que as informações sejam complementares até o fechamento da folha de pagamentos.

Por isso, os envios referentes aos eventos devem ser feitos no decorrer do mês quanto aos afastamentos, férias, atestados etc. Além disso, é necessário que a empresa faça as atualizações necessárias no sistema para que consiga manter os seus envios. Dessa forma, atualizando fatos importantes como as tabelas do INSS, por exemplo.

Otimização de fluxos

Sendo assim, uma empresa que se mantém atualizada e envia os seus eventos de modo correto, considerando os eventos periódicos e não periódicos, otimiza o seu tempo e o seu fluxo por conta da objetividade do sistema do eSocial. Já que é possível obter clareza sobre todos os processos quanto à gestão dos funcionários, e ainda que o sistema esteja em fase de implementação, ocorre uma centralização importante quanto aos acontecimentos pertinentes à essa gestão.

Portanto, é fundamental que as empresas mantenham em dia o seu envio ao eSocial, considerando o seu faseamento e os grupos; já que o sistema, embora seja complexo, possui uma lógica bastante interessante quando respeitada, pois pode facilitar os fluxos do departamento pessoal. Sendo assim, cabe à empresa direcionar o profissional para os envios, analisando e resolvendo as inconsistências.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.