eSocial: modelo operacional para PF, PJ e empregador doméstico - Notícias Concursos

eSocial: modelo operacional para PF, PJ e empregador doméstico

Confira os caminhos para o envio de informações ao eSocial para PF, PJ e empregador doméstico. Entenda o modelo operacional do sistema!

 Descrição simplificada do modelo operacional do eSocial

Conforme descreve o MOS, o declarante do eSocial gera um arquivo eletrônico, no formato XML, contendo as informações previstas nos leiautes, assina-o digitalmente, transformando-o em um documento eletrônico nos termos da legislação, objetivando garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor. 

Sendo assim, este arquivo eletrônico é transmitido pela Internet para o Ambiente Nacional do eSocial que, após verificar a integridade formal, emite o protocolo de envio e o envia ao declarante.

Não há PGD ou PVA

O eSocial não funciona por meio de um Programa offline Gerador de Declaração – PGD ou Validador e Assinador – PVA, ou seja, não possui um aplicativo para download no ambiente do declarante que importe o arquivo e faça as validações antes de transmitir, como ocorre em muitos sistemas.

Caminhos para o envio de informações

O arquivo pode ser gerado e enviado por diversos caminhos (procEmi). Para os declarantes em geral, os mais comuns, conforme o MOS, são:

  1. a) Pelo sistema de propriedade do declarante ou contratado de terceiros, assinado digitalmente (obrigatoriamente com utilização de certificado digital) e transmitido ao eSocial por meio de WS- Webservice, recebendo um recibo de entrega (comprovante). Esse caminho é o que consta nos leiautes como procEmi = 1;
  2. b) Diretamente no Portal do eSocial na internet – https://www.gov.br/esocial/, cujo preenchimento e salvamento dos campos e telas já operam a geração e transmissão do evento. Nessa

hipótese, pode ser utilizado certificado digital ou, para os dispensados de ter esse certificado, o código de acesso. Nos leiautes esse caminho consta como procEmi = 3;

Sendo assim, os demais caminhos de geração e envio dos arquivos são citados nos leiautes com os seguintes códigos de procEmi:

PF – Aplicativo governamental – Simplificado Pessoa Física

Aplicativo disponibilizado aos empregadores domésticos e segurados especiais. Conforme o MOs, esse aplicativo, além de gerar e enviar os arquivos, também permite o gerenciamento de empregados e realiza os cálculos de verbas e de descontos, bem como efetua a geração de guias de recolhimento. Para o segurado especial, o aplicativo também permite a informação acerca da comercialização da sua produção rural.

PJ – Aplicativo governamental – Simplificado Pessoa Jurídica

 Por conseguinte,  esse aplicativo é disponibilizado às Microempresas e Microempreendedores individuais. Sendo assim, além de gerar e enviar os arquivos, também facilitará o gerenciamento de empregados.

Aplicativo governamental para dispositivos móveis – Empregador Doméstico

Já esse aplicativo é disponibilizado aos empregadores domésticos para utilização em dispositivos móveis que permite o fechamento de folha de pagamento e geração de guias, bem como a geração e envio de arquivos ao eSocial. Conforme pormenorizado no MOS, o sistema do eSocial visa facilitar os envios de informações para os declarantes de diferentes maneiras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?