Erros ao tentar economizar dinheiro: Será que você os comete?

Muitas pessoas cometem erros ao tentar economizar dinheiro, mesmo tentando manter as finanças em dia. Obviamente, esses erros fazem parte do aprendizado, mas, se temos a oportunidade de encontrar informações que nos ajudem a preveni-los é melhor ainda, concorda?

Para isso, você pode acompanhar este texto a fim de fazer uma análise de como tem sido o seu cuidado com as suas finanças. Continue lendo!

Principais erros ao tentar economizar dinheiro

Os erros ao tentar economizar dinheiro podem aparecer de forma silenciosa e sutil em nossa rotina, e nem sempre é fácil detectá-los. No entanto, com uma autorreflexão constante, esse cenário pode começar a mudar consideravelmente. Vejamos alguns pontos que podemos avaliar nesse sentido:

1. Não ter uma meta clara para as suas economias

É claro que não precisamos comprometer cada centavo com um objetivo extremamente específico. Porém, a falta de metas financeiras pode atrapalhar na hora de mantermos o foco e o propósito.

Por exemplo, se você guardar R$ 100 este mês, mais R$ 200 mês que vem, mas não ter em mente se isso será seu fundo de emergência ou qualquer outro tipo de fundo para algum objetivo, corre-se o risco de gastar esse dinheiro com coisas desnecessárias.

É o caso de se deparar com uma promoção de algo que você queria – mas que não se planejou para isso. Portanto, comece a avaliar: por quais motivos você quer poupar? Fundo de emergência? Aposentadoria? Compra específica?

Erros ao tentar economizar dinheiro: Será que você os comete?
Erros ao tentar economizar dinheiro: Será que você os comete? Foto: Canva.

2. Não acompanhar ganhos e gastos

Um dos erros ao tentar economizar dinheiro que pode atrapalhar o seu desenvolvimento é a falta de acompanhamento das suas finanças, especialmente se você tiver mais de uma fonte de renda.

Se você tem várias fontes, pare e avalie: você saberia dizer quanto, afinal, tem recebido? Ou ainda, qual o valor que está sendo gasto com as suas contas, mensalmente? Pois é!

Ter essa clareza ajuda na hora de poupar de forma mais inteligente.

3. Não poupar regularmente

Apesar de que guardar quando é possível é melhor do que nada, a falta de regularidade pode ser considerada um dos erros ao tentar economizar dinheiro. Afinal, você pode poupar este mês, mas passar meses sem guardar nada, e isso refletir no seu futuro. Cuidado.

4. Gastar como “recompensa” por todo o esforço

Por mais paradoxal que isso possa parecer, algumas pessoas ainda cometem o equívoco de se recompensar gastando muito dinheiro ao perceber que tinha poupado por muito tempo.

Obviamente, isso pode fazer com que você acabe voltando à estaca zero, especialmente se esse gasto não for um objetivo claro traçado no começo.

Por isso, fique atento aos seus comportamentos com relação ao dinheiro se quiser se desenvolver bem financeiramente.

5. Não investir o dinheiro poupado

Por fim, um dos erros ao tentar economizar dinheiro é querer apenas guardar o dinheiro, em poupanças ou contas que não rendem um valor bacana. A consequência disso pode ser a desvalorização do seu dinheiro, o que é bastante ruim, não é?

Por isso, comece a pesquisar sobre educação financeira e investimentos, para fazer escolhas cada vez mais assertivas. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.