Era digital: gestão de submarcas e fidelização do cliente
O investimento em submarcas e a fidelização do cliente são questões multifatoriais na gestão de uma empresa na era digital. Saiba mais!
A era digital inconstante e desafiadora, ao passo que também permite que a inovação seja direcionada ao mercado de uma forma rápida e planejada. Por isso, a era digital também pode ser uma fonte de oportunidade para a gestão de uma empresa que atua estrategicamente.
Era digital: gestão de submarcas e fidelização do cliente
A atuação de uma empresa na era digital requer constância, planejamento e resiliência; já que é necessário acompanhar o mercado, estudar suas ações e adaptá-las, ainda que estejam em andamento. Por isso, independentemente do porte da empresa é necessário sincronizar suas ações dentro do mercado atual.
Acompanhe o mercado
O comportamento de compra do cliente não é estático, sendo impactado por diversos fatores na era digital. De forma geral, esses fatores são externos e incontroláveis; já que o cliente é estimulado pelo concorrente para trocar de produto e a economia impacta diretamente o seu poder aquisitivo.
Por isso, pode ser viável para algumas marcas a criação de outras linhas para atender a essa dinâmica inconstante. Visto que é possível direcionar a mesma marca para diversos públicos através de linhas mais econômicas e outras versões dos mesmos produtos.
Ações internas
Porém, assim como qualquer outra ação dentro de uma empresa, essa divisão requer esclarecimentos e estudos; já que também é um risco para a empresa, pois criar uma outra linha de produtos requer investimento para que as submarcas da mesma empresa se complementem e não concorram entre si diretamente.
Fidelize o cliente
Além dessa dinâmica, a fidelização do cliente é outro fator múltiplo na era digital; já que o cliente se torna fiel à uma marca por diversos fatores e não apenas por um contato pós-venda, como pode ter ocorrido anteriormente à toda essa revolução.
Marketing
Sendo assim, é necessário que uma empresa ampare todo o seu fluxo interno para direcionar o seu processo de vendas. Dessa forma, ao atrair a atenção do cliente por meio de ações de marketing digital, a empresa deve realizar uma gestão de estoque e logística de modo simultâneo para que consiga entregar o produto dentro do prazo.
Por conseguinte, a fidelização do cliente se torna resultado de um processo positivo. Por isso, para que uma ação seja lançada ao mercado, ela deve ser estudada considerando seus impactos internos e externos.
Investimentos
Sendo assim, é necessário que a gestão atual estude suas ações, invista em tecnologia e faça pesquisas junto ao seu público-alvo. Dessa forma, a empresa pode se manter atualizada e minimiza a sua chance de obsolescência.