Entrevista de emprego: torne o processo seletivo orgânico, objetivo e contributivo

O candidato deve se direcionar durante a entrevista de emprego para que torne o processo seletivo orgânico e contributivo. Veja dicas!

O candidato deve se direcionar durante a entrevista de emprego para que torne o processo seletivo orgânico, objetivo e contributivo.

Entrevista de emprego: torne o processo seletivo orgânico, objetivo e contributivo

A entrevista de emprego é uma oportunidade de apresentação do seu perfil profissional. Por isso, na condição de candidato, é relevante que você destaque de forma simplificada os pontos fortes de sua carreira e direcione os pontos fracos.

Demonstre autoconhecimento profissional de forma orgânica

O autoconhecimento profissional é primordial para o sucesso do candidato durante a entrevista de emprego; já que poderá responder a diversos questionamentos e direcionar de forma orgânica a sua experiência profissional.

Construa a sua narrativa de maneira eficiente

No que tange a construção de sua narrativa é interessante que fale sobre seus pontos fortes de maneira objetiva e simplificada. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem a sua criatividade; bem como, a sua facilidade analítica; gestão de processos e de pessoas; acompanhamentos de projetos; elaboração de treinamentos; inovação; senso de urgência; comprometimento com metas; capacidade de persuasão em vendas; dentre outros aspectos que sejam relevantes ao seu perfil profissional.

Direcione seus pontos fracos de forma objetiva

O direcionamento dos seus pontos fracos deve ocorrer de forma natural. Sendo assim, é importante que apresente uma solução para cada apontamento negativo. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa tímida, no entanto, é relevante que destaque que deseja realizar um curso voltado para a sua comunicação, como um curso de teatro.

Adote uma postura positiva e participativa durante o processo seletivo

Além disso, é importante direcionar os fatores importantes no que tange a sua narrativa, você deve direcionar o seu comportamento. Haja vista a mensagem transmitida durante a entrevista de emprego por meio dos gestos do candidato.

É importante que não cruze os braços e pernas; fale de maneira tranquila. Manter contato visual com o profissional que conduz a entrevista de emprego também é de grande valia. Além disso, caso seja possível, não deixe objetos no seu colo e tenha cuidado para não interromper o profissional durante a entrevista, caso você se recorde de algum fato que não foi citado no momento oportuno.

Adapte os pontos citados e direcione a sua carreira profissional

Certamente, esses apontamentos são adaptáveis, ao passo que são relevantes para que você destaque o seu diferencial competitivo profissional no mercado de trabalho, considerando os objetivos e os valores envolvidos para que a contratação seja uma troca genuína e eficiente para ambas as partes. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.