Entrevista de emprego: tenha um comportamento assertivo e direcionado

É muito importante que o candidato direcione a sua postura comportamental durante a entrevista de emprego. Veja dicas!

Uma entrevista de emprego é uma situação que pode elevar o nível de estresse do participante, fazendo com que ele fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho.

Entrevista de emprego: tenha um comportamento assertivo e direcionado

Por isso, é muito importante que o candidato direcione a sua postura comportamental, de modo que consiga demonstrar suas habilidades e competências naturalmente através da sua linguagem verbal e não verbal.

Se atente a alguns pontos inerentes ao seu comportamento

Sendo assim, é importante para o candidato que se atente a alguns pontos inerentes ao seu comportamento para que consiga se direcionar no mercado de trabalho positivamente.

Procure chegar ao local da entrevista de emprego com um pouco de antecedência para que se familiarize com o ambiente e trabalhe a sua respiração. Certamente, esses são pontos importantes para que você construa uma narrativa eficiente e consiga direcionar a sua linguagem, controlando o seu tom de voz.

Não transmita uma imagem negativa 

Além disso, cumprimente a todos os presentes e mantenha contato visual com o seu entrevistador. Evite manter os braços cruzados e não deixe objetos em seu colo; pois essas são posturas que transmitem uma imagem negativa durante o processo seletivo. Já que uma postura fechada informa que você não está aberto para escutar o que está sendo dito.

Conheça a cultura da empresa

Conhecer a cultura da empresa pode ser muito importante já que a cultura pode ser um tipo de direcionamento para o candidato na entrevista de emprego. 

Startup ou tradicional?

Visto que uma cultura startup ou uma cultura tradicional requerem situações diferenciadas. Sendo assim, caso você faça a sua entrevista de emprego em uma empresa startup, você poderá se direcionar de uma maneira mais casual. Entretanto, uma cultura tradicional requer uma postura mais formal. Por isso, são pontos relevantes para o direcionamento do candidato.

Analise a sua própria trajetória profissional

Não menos importante, se aprofunde no que diz respeito a sua história profissional, já que ao analisar de maneira aprofundada o seu próprio currículo, você terá maior clareza sobre seus pontos fortes e seus pontos fracos, podendo levar situações concretas para a entrevista de emprego; o que fará com que demonstre as suas habilidades de modo orgânico.

Sendo assim, você estará melhor preparado para lidar com o mercado de trabalho atual através de um comportamento assertivo e direcionado. Adapte essas dicas ao seu objetivo profissional e eleve as suas chances de sucesso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.