Entrevista de emprego: tenha clareza sobre os pontos relevantes de sua carreira profissional

Tenha clareza sobre os pontos relevantes de sua carreira profissional durante a entrevista de emprego. Confira algumas dicas!

O candidato deve se posicionar positivamente durante uma entrevista de emprego para demonstrar todo o seu potencial de mercado. Entretanto, infelizmente, excelentes profissionais não conseguem colocar positivamente o seu foco no processo seletivo e acabam não alcançando vagas correlatas ao seu objetivo profissional.

Entrevista de emprego: tenha clareza sobre os pontos relevantes de sua carreira profissional

É relevante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade para que possa apresentar melhor os pontos relevantes do seu currículo. Visto que, se recebeu o convite para participar do processo seletivo é porque o seu currículo é um documento que atende – minimamente – às necessidades da empresa.

Apresente situações concretas

Entretanto, para que a análise seja justa, o candidato precisa conseguir apresentar situações que corroborem os pontos fortes de sua trajetória profissional. Por isso, quando o candidato se deixa dominar pelo nervosismo, ele perde a oportunidade de apresentar a sua capacidade profissional.

Tenha clareza, na condição de candidato, sobre situações concretas que corroborem ao seu senso de urgência, capacidade de trabalhar em equipe, comprometimento com metas, proatividade, criatividade, dentre outros fatores.  Dessa forma, você estará se posicionando naturalmente ao não se deixar dominar pela ansiedade, que é inerente a uma situação de avaliação.

Soluções para os seus pontos fracos

Ademais, também é relevante que o candidato consiga falar sobre seus pontos fracos de maneira estratégica, contornando-os através de soluções. Por exemplo, é possível se colocar como uma pessoa tímida, porém, pode destacar que pretende realizar um curso de teatro. Dessa forma,  estará demonstrando autoconhecimento pessoal e profissional.

Além disso, a sua postura também transmite uma mensagem por meio de sua linguagem não verbal. Sendo assim, adote uma postura positiva e participativa, evitando gesticular excessivamente e manter os braços cruzados; bem como, mantenha o controle do seu tom de voz.

Apresente os pontos importantes do seu currículo

Certamente, são diversos pontos que fazem parte de uma avaliação completa durante um processo de recrutamento e seleção. Sendo assim, o mais  importante é que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação e não como um julgamento.

Pois, dessa forma, poderá se direcionar assertivamente, alcançando seus objetivos de carreira. Visto que diferentes profissionais podem não receber o destaque necessário, pois não conseguem falar sobre as suas qualidades no mercado de trabalho. Sendo assim, faça uma análise abrangente e tenha clareza sobre os seus pontos que possuem relevância profissional, bem como, tenha consciência sobre os pontos que requerem melhorias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.