Entrevista de Emprego – Saiba o Que Não Fazer

Não se prejudique em uma entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego certamente é uma situação que gera ansiedade em muitos candidatos. Por isso, é importante atentar-se para evitar algumas falhas que podem prejudicar o seu desempenho.

Atrasos

Evite chegar atrasado em uma entrevista de emprego. Pois, de acordo com o porte da empresa e a sua cultura interna, esse ponto já pode lhe excluir do processo. No entanto, caso ocorra realmente algum imprevisto no decorrer do caminho, é válido tentar avisar ao contato da empresa.

Chegar atrasado ainda assim, não invalida a sua presença no processo. Pois, esse tipo de atitude demonstra responsabilidade e situações não controláveis podem ocorrer com todo mundo.

No entanto, é melhor que tente sair mais cedo do que calculado inicialmente, para que chegue no horário. Porém, a sinceridade é válida nesse tipo de situação. Para algumas empresas o atraso na entrevista já é uma informação de que a pessoa não é comprometida, independentemente do que possa ter ocorrido. Por isso, é importante analisar os fatores diversos. 

 A formalidade na maneira de se vestir

Estamos num momento de transição de cultura para muitas empresas. Sendo assim,  aqueles trajes muito formais não são tão exigidos. No entanto, esse é outro ponto que precisa de análise referente à missão, visão e valores do negócio.

Uma empresa muito formal que possui uma cultura geralmente oriunda de outro país, como ocorre nas multinacionais, dificilmente abdica da sua formalidade. Porém, se a sua entrevista for em uma Startup, por exemplo, pode se vestir de uma forma mais casual.   Porém, é importante que a roupa não seja de uma cor muito vibrante e muito chamativa em tamanho, tecido e comprimento. 

Inventar conhecimento

Conhecimento é algo intrínseco depois de adquirido. Por isso, o conhecimento inventado é facilmente perceptível pelo recrutador.

Por exemplo, se uma pessoa diz que tem algum idioma apenas para que possa participar do processo, obviamente esse idioma será exigido em algum momento do faseamento do processo seletivo. Sendo assim, é uma mentira insustentável. 

A honestidade sempre é o melhor caminho. Caso deseje adquirir conhecimento específico ou se estiver estudando, é importante relatar. Porém, é importante também que diga a verdade sobre o seu nível . Já que é impossível se manter na empresa sem esse conhecimento.

O que é imprescindível e o que é desejável 

Por isso,  existem as habilidades imprescindíveis e as habilidades desejáveis numa vaga de emprego. O que é imprescindível você deve ter para participar do processo. Já o que é desejável você pode não ter, desde que seja honesto.

Pois, o que é imprescindível será usado na rotina com certeza. O que é desejável é um conhecimento que pode ser adquirido depois ou a empresa pode te ensinar em algum momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.