Entrevista de emprego: saiba o que dizer sobre as suas qualidades e defeitos

Entrevista de emprego: saiba o que dizer sobre as suas qualidades e defeitos e confira outros aspectos importantes. Saiba mais!

É muito comum que o candidato fique nervoso e não saiba responder às perguntas feitas durante uma entrevista de emprego. No entanto, é relevante que se prepare para essa análise e não fique aquém do seu potencial dentro do mercado de trabalho.

Entrevista de emprego: saiba o que dizer sobre as suas qualidades e defeitos

 Muitas pessoas se deixam dominar pela ansiedade por não saberem o que responder durante uma entrevista de emprego. No entanto, em muitos casos, não existe uma resposta correta; existe um direcionamento da sua trajetória profissional que pode estar implícito em todas as suas respostas.

Cite qualidades e defeitos – e agora?

A pergunta sobre suas qualidades e defeitos é uma pergunta clássica em uma entrevista de emprego. No entanto, essa é uma das perguntas que mais pressionam o candidato. Todavia, você pode analisar o seu currículo de maneira aprofundada para que você possa ter clareza sobre suas qualidades e defeitos. Dessa forma, comece analisando a sua trajetória profissional.

Fale sobre resultados de forma exemplificada

Pense sobre quais foram os projetos e melhorias feitas por você em suas passagens por seus empregos anteriores. Por exemplo, a sua qualidade pode ser uma boa gestão de equipe, ou ainda, um senso de urgência diferenciado, dentre outros fatores. 

No entanto, procure exemplificar uma situação na qual você constatou que você possui a qualidade citada, através de exemplos claros dentro da sua rotina profissional. Já no que diz respeito aos seus pontos fracos, também chamados de defeitos, é importante que você direcione sua resposta.

Pontos fracos requerem soluções

Tenha em mente que é importante conhecer seus defeitos. Nenhum ser humano é perfeito e todos podemos buscar nossas melhorias. Sendo assim, seja sincero no que você considera como o seu ponto fraco. No entanto, apresente uma solução. Por exemplo, você pode relatar que possui dificuldade para falar em público, porém, pretende se matricular em um curso de teatro, de modo que você melhore sua comunicação. Dessa forma, você estará reconhecendo uma falha e apresentando uma solução.

 Além disso, essa análise sobre a sua trajetória profissional pode ser de grande valia sob outros aspectos inerentes à situação de entrevista de emprego. Em nossos conteúdos, há várias dicas sobre comportamento do candidato e construção do currículo, caso você se interesse, basta clicar nos destaques. 

No entanto, de maneira sucinta, é muito importante que você conheça a sua trajetória de modo analítico para que alcance o sucesso profissional dentro do seu segmento de atuação profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.