Entrevista de Emprego – Pontos Principais

Dicas para ter sucesso em uma entrevista de emprego

Para que possa aumentar suas chances de sucesso em uma entrevista de emprego é importante que se atente a alguns pontos relevantes. Por isso, trouxemos algumas dicas para que aumente a sua confiança e direcione seu potencial profissional assertivamente dentro do mercado.

No entanto, é importante ressaltar que as dicas referentes a entrevista de emprego devem ser adaptadas às suas habilidades profissionais, personalidade, hierarquia da vaga, dentre outros fatores. Por isso, as dicas são uma base que pode ser direcionada dentro da sua objetividade pessoal e profissional.

Como você narra a sua trajetória profissional?

Primeiramente, repasse sua trajetória profissional a si mesmo. A princípio, pode parecer estranho, mas se você contar para si mesmo sua trajetória profissional poderá ajustar pontos importantes que podem ser fundamentais para atender aos interesses da vaga que está em aberto.

Sendo assim, verifique a ordem cronológica dos acontecimentos, focando sempre do último para o mais antigo. Bem como, verifique em cada empresa o que você fazia como ponto chave e o motivo de saída. Uma vez que essas perguntas podem ser o foco de uma entrevista de emprego.

 Metodologia Star

A metodologia Star é uma excelente forma de direcionar a sua resposta em uma entrevista de emprego. Já que seguindo esse método, a sua resposta não fica muito longa nem muito sucinta. Sendo assim, confira nosso artigo sobre a metodologia Star.

Vestimenta

 Analise a cultura da empresa para que verifique a maneira correta de se vestir para a entrevista de emprego. Para uma empresa tradicional, trajes formais são importantes,  já para uma Startup, a casualidade pode ser pertinente, são casuais roupas básicas e sofisticadas, por isso, é importante alinhar esse ponto.

Por isso, verifique a base cultural da empresa em seu site. Bem como, as informações para entender a missão, visão e valores da empresa, já que essa pode ser uma informação importante para direcionar suas respostas.

  Treine sua respiração

 Pode parecer uma dica simples demais, mas é muito importante que você faça um treino de respiração para direcionar suas palavras. Quando uma pessoa fica ansiosa, ela tende a respirar de forma desregulada, esse ponto pode ser fundamental para o resultado de uma entrevista de emprego. 

Geralmente, essa sensação é oriunda de insegurança e ansiedade. Respire fundo antes de falar e fale pausadamente, prestando atenção às suas próprias palavras. Já que a ansiedade interfere na narrativa, fazendo com que as pessoas percam o foco da sobre suas próprias respostas.

 Defeitos e qualidades

Muitas pessoas se perdem na resposta quando precisam falar sobre seus próprios pontos. Por isso, é importante sempre que citar um defeito, deixar claro que está melhorando. Por exemplo, ao dizer que se considera uma pessoa tímida, relate que pensa em fazer um curso de teatro para trabalhar esse ponto.

Da mesma forma, exalte suas qualidades relatando algo concreto. Por exemplo, ao dizer que possui senso de urgência, cite um projeto ou uma situação que confirme essa qualidade. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.