Entrevista de emprego: pontos específicos de atenção para o candidato

A entrevista de emprego é uma situação muito importante para o direcionamento de sua trajetória profissional. Veja dicas relevantes!

A entrevista de emprego é uma situação muito importante para o direcionamento de sua trajetória profissional. Por isso, é fundamental que tenha atenção a alguns pontos específicos para elevar as suas chances de obter sucesso na entrevista de emprego.

Dicas para elevar as suas chances de obter sucesso na entrevista de emprego

São muitos fatores que impactam no resultado obtido por um candidato na entrevista de emprego. Por isso, é necessário demonstrar o seu potencial de forma direta ou indireta. Principalmente porque são muitos fatores intangíveis que causam esse impacto.

Pontos destacáveis no que tange a postura do candidato

No entanto, há alguns pontos destacáveis para que o candidato consiga demonstrar o seu potencial durante o processo seletivo. Certamente, a postura do candidato é um dos maiores pontos de atenção em uma entrevista de emprego, já que a postura corporal abrange diversos fatores. 

Sendo assim:

  • Evite cruzar braços e pernas;
  • Não deixe objetos em seu colo;
  • Tenha atenção plena ao que você mesmo diz para que você controle o seu tom de voz;
  • Analise os fatos da sua trajetória;
  • Atente-se a construção da sua narrativa;
  • Mantenha contato visual com o seu entrevistador;
  • Evite atrasos;
  • Cumprimente a todos os presentes;
  • Não interrompa o seu entrevistador, dentre outros aspectos.

Analise o site da organização para que verifique quais são os seus valores, missão e visão

Outro ponto relevante é conhecer a empresa. Sendo assim, analise o site da organização para que verifique quais são os seus valores, bem como, qual é a sua missão e visão, de forma que conheça a cultura organizacional.

Certamente através deste conhecimento o candidato poderá se direcionar de forma assertiva na entrevista de emprego. Assim sendo, é relevante que o candidato analise a cultura da empresa para que possa melhor se apresentar. 

Cultura aberta ou tradicional?

Uma cultura aberta, como uma startup, aceita uma postura informal. Por outro lado, uma cultura tradicionalista exige uma postura formal. Portanto, esses pontos podem ser adaptados para que você consiga demonstrar o seu potencial e diminua a ansiedade inerente à uma situação de avaliação.

Tenha clareza sobre quais são os seus pontos fortes

Ademais, tenha clareza sobre quais são os seus pontos fortes. Para isso, faça uma análise do seu currículo e conheça de forma aprofundada cada experiência. Dessa forma, poderá levar para a entrevista de emprego fatos relevantes como resultados de projetos, implementações, ideias e sugestões feitas por você em seus empregos anteriores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.