Entrevista de emprego: pontos de sucesso para o direcionamento do candidato

Conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade viável para a apresentação do seu perfil profissional. Veja dicas!

Conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade viável para a apresentação do seu perfil profissional, considerando a exploração do seu currículo.

Entrevista de emprego: pontos de sucesso para o direcionamento do candidato

A entrevista de emprego deve ser entendida pelo candidato como uma forma de explorar o seu perfil positivamente, e não como um julgamento de sua trajetória profissional. O conceito errôneo sobre a entrevista de emprego pode fazer com que o candidato fique aquém de suas capacidades dentro do mercado, portanto, é fundamental direcionar o seu processo atrativamente.

Destaque a sua experiência de mercado de forma orgânica

Levar para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem as suas capacidades pode ser um caminho importante para elevar sua autoconfiança durante a construção de sua narrativa. 

Fale sobre a sua capacidade de lidar com pressão; alcance de metas; gestão de equipes; elaboração de projetos; análises de indicadores; campanhas motivacionais; políticas corporativas; mudança de cultura organizacional; dentro de outros pontos que sejam pertinentes a sua área de atuação.

Apresente soluções para seus pontos fracos

Além disso, é importante que seja resolutivo ao apresentar situações negativas. Por exemplo, é possível informar que não se sente à vontade para falar em público, ao passo que é extremamente relevante destacar que pretende estudar teatro.

Adote uma postura assertiva e participativa no processo seletivo

O seu comportamento deve corroborar a sua narrativa. Por isso, adote uma postura participativa e orgânica no processo seletivo. Sendo assim, não cruze braços e pernas; fale de maneira tranquila; evite gesticular excessivamente; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo.

Faça perguntas e analise os valores empresa

É importante que o candidato seja assertivo nas suas perguntas e também nas suas respostas, já que, geralmente, é cedido ao candidato um espaço para realizar questionamentos. Sendo assim, faça perguntas importantes para analisar a viabilidade da contratação, considerando a empresa, benefícios, cultura da empresa, plano de carreira etc.

Procure informações sobre a empresa

Dessa forma, poderá tornar o processo genuíno e analisar a viabilidade dos valores envolvidos. Não menos importante, para essa finalidade, pode ser relevante considerar a cultura empresarial através da análise do seu site, já que o site da organização informa a trajetória, a missão, os valores e a visão da empresa

Portanto, o candidato deve se preparar para não adotar uma postura de autossabotagem, evitando ficar aquém do seu potencial dentro da dinâmica atual do mercado de trabalho. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.