Entrevista de emprego: oportunidade para o candidato destacar o seu potencial de mercado 

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato destacar o seu potencial de mercado. Confira dicas relevantes e adaptáveis!

Você pode direcionar o seu comportamento para que você obtenha sucesso durante a entrevista de emprego, se atentando a pontos relevantes dentro do mercado de trabalho atual.

Entrevista de emprego: oportunidade para o candidato destacar o seu potencial de mercado 

A volatilidade da economia impacta o fluxo de oferta e demanda, por conseguinte, impacta o fluxo de contratações das empresas em todos os segmentos. Por isso, é importante que – na condição de candidato – você entenda esse fluxo para que se coloque de forma positiva durante o processo, demonstrando resiliência e facilidade para lidar com fatores externos. 

Destaque suas experiências anteriores de forma orgânica 

O destaque de sua trajetória profissional deve ocorrer de forma objetiva e orgânica. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem o seu potencial profissional, destacando pontos relevantes.

Sendo assim, destaque sua praticidade; facilidade para lidar com pressão; alcance de metas; condução de treinamentos e reuniões; gestão de pessoas ou de projetos; inovação; criatividade; senso de urgência; dentre outros pontos que sejam relacionados ao seu perfil profissional.

Equilibre as informações de forma natural

O equilíbrio das informações é importante durante a entrevista de emprego. Por isso, é relevante que você tenha clareza sobre seus defeitos para responder aos questionamentos feitos durante o processo seletivo de modo natural.

Apresente soluções 

Entretanto, é aconselhável que você apresente uma solução ao citar um ponto negativo. Por exemplo, ao se colocar com uma pessoa tímida, você deve expor a sua necessidade de realizar um curso voltado para a sua comunicação.

Adote uma postura positiva 

A sua postura transmite uma mensagem relevante durante a entrevista de emprego. Por isso, corrobore a sua narrativa com uma postura aberta e participativa. Sendo assim, não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e natural; mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo seletivo.

Evite deixar bolsas ou mochilas no seu colo; bem como, evite gesticular excessivamente e balançar as pernas repetidamente; tenha assertividade nas suas respostas e tenha cuidado para não interromper o entrevistador.

Analise a viabilidade da contratação

Caso seja possível, chegue mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego e se familiarize com o ambiente. Dessa forma, você estará melhor preparado para lidar com a dinâmica do processo seletivo; o que facilitará para que você avalie a viabilidade da contratação, haja vista, a necessidade de que todas as partes envolvidas avaliem a compatibilidade do perfil e dos valores envolvidos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.