Entrevista de emprego: não perca o foco e direcione a sua postura

Não perca o foco e direcione a sua postura durante a entrevista de emprego. Confira dicas relevantes e adaptáveis para o candidato!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar a sua carreira profissional em longo prazo. Sendo assim, é relevante para o candidato analisar seu próprio currículo de maneira aprofundada, considerando seus pontos fortes e os seus pontos fracos.

Entrevista de emprego: não perca o foco e direcione a sua postura

A postura do candidato durante a entrevista de emprego é multifatorial. Entretanto, é possível ao candidato compor uma postura assertiva e participativa através da análise de sua trajetória e do direcionamento do seu comportamento.

Experiências anteriores

Avalie as suas experiências anteriores e pense sobre situações vivenciadas que exemplifiquem os seus pontos fortes. Sendo assim, fale sobre sua proatividade; gestão de pessoas; otimização de fluxos; análise de mercado; pesquisas feita junto ao cliente; construção do relacionamento entre a empresa e o seu público; senso de urgência; treinamentos; campanhas motivacionais; controles internos, dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.

A postura do candidato é multifatorial

A composição da sua postura deve considerar as suas particularidades. Sendo assim, quando há atenção plena aos seus gestos e ao tom de voz, você evitar adotar uma postura de autossabotagem profissional. Por isso, esse é um ponto relevante para o direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego.

No que tange aos seus defeitos, é importante que saiba direcioná-los de maneira assertiva e resolutiva. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque que deseja estudar teatro. Dessa forma, estará se colocando positivamente durante o processo seletivo e demonstrando autorresponsabilidade. 

Controle a ansiedade durante a sua narrativa

Tenha cuidado para não interromper o entrevistador durante a sua narrativa, caso se lembre de algo que não foi falado anteriormente. Além disso, caso participe de uma entrevista de emprego feita em grupo, seja assertivo nas suas respostas e controle o seu tom de voz, da mesma maneira que deve fazer durante uma entrevista de emprego individual. 

Entrevista de emprego feita em grupo

Lembre-se de que nem todo o destaque ocorrido durante uma entrevista de emprego coletiva é positivo. Por isso, não se guie por respostas anteriores e não desfoque. Visto que muitas pessoas durante uma entrevista de emprego coletiva desfocam de sua narrativa por conta de respostas anteriores. 

Por isso, é importante que individualize a pergunta para que faça adaptações pertinentes à situação, de modo que não faça uso de um padrão intangível que pode ocorrer durante uma entrevista de emprego coletiva. Já que essa situação pode prejudicar o desempenho de todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.