Entrevista de emprego: fatores externos, internos, diretos e indiretos

O candidato deve analisar fatores externos, internos, diretos e indiretos para direcionar a sua postura na entrevista de emprego. Veja dicas relevantes!

Uma entrevista de emprego pode causar nervosismo e ansiedade. Por isso, é importante que o candidato se prepare, considerando os seus objetivos e as diversas necessidades inerentes ao mercado de trabalho na era digital.

Entrevista de emprego: fatores externos, internos, diretos e indiretos

É relevante que o candidato tenha uma postura assertiva de modo que transmita uma mensagem positiva através da sua linguagem não verbal; ao passo que o candidato deve se atentar para que o seu  comportamento ocorra de maneira natural.

Postura

Sendo assim, é relevante que faça uma análise de fatores externos, internos,  diretos e indiretos. Sendo assim, é cabível que o candidato tenha uma postura comportamental assertiva, ou seja, evite cruzar braços e pernas; evite falar excessivamente; não gesticule o tempo todo; mantenha contato visual com o gestor que estiver lhe entrevistando; faça perguntas pertinentes; cumprimente a todos os presentes.

Não menos importante, se for possível, procure chegar com antecedência ao local da entrevista de emprego. Há outros fatores que, por muitas vezes, podem ser intangíveis, mas que impactam diretamente na percepção da avaliação do profissional de recrutamento e seleção.

Autoconhecimento profissional

Por isso, é importante que o candidato aprofunde o seu autoconhecimento profissional, de modo que analisa em seu próprio currículo situações que possam ser explorados positivamente, ou seja, o candidato pode levar para entrevista de emprego situações que falem sobre a sua postura profissional; proatividade; senso de urgência; trabalho em equipe; comprometimento com metas; organização; liderança etc.

Pontos fracos e resoluções

Por outro lado, conhecer seus pontos fracos também pode ser um ponto forte durante uma entrevista de emprego. Entretanto, é relevante que o candidato apresente melhorias para as situações expostas. Por exemplo, ao falar que se se vê como uma pessoa tímida, pode relatar que pretende realizar um curso de teatro para melhorar sua comunicação. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e autorresponsabilidade.

Cultura da empresa

Além disso, conhecer a cultura empresarial também é um fator bastante relevante para que o candidato consiga se direcionar. Por isso, analise o site da empresa e conheça a sua missão, entenda sua visão e saiba quais são seus valores. Visto que essa avaliação permite que o candidato também analise a viabilidade da contratação; já que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos.

Dicas adaptáveis 

É importante ressaltar que essas dicas são totalmente adaptáveis à sua necessidade, objetividade e outros fatores particulares. Entretanto, esses são pontos importantes para que você considere, na condição de candidato, que é possível que você não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho, evitando um comportamento autossabotador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.