Entrevista de emprego: evite adotar um comportamento autossabotador de forma orgânica

Evite adotar um comportamento autossabotador de forma orgânica durante uma entrevista de emprego. Confira dicas importantes!

A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento por parte do candidato desde a sua ideia inicial. Por isso, é necessário que o candidato tenha atenção plena aos seus gestos e fala, direcionando o seu comportamento durante o processo seletivo.

Entrevista de emprego: evite adotar um comportamento autossabotador de forma orgânica

É comum que muitos candidatos se sintam aquém do seu potencial durante a entrevista de emprego. Haja vista que muitas pessoas não conseguem se colocar positivamente quando avaliadas.

Entretanto, alguns pontos de atenção podem ajudar o candidato a evitar um comportamento autossabotador, considerando que deve se colocar minimamente para que a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção ocorra de maneira genuína.

Alguns pontos referentes ao seu comportamento

Sendo assim, é relevante que o candidato procure chegar mais cedo ao local da entrevista de emprego e se posicione positivamente. Além disso, é relevante que fale de maneira calma e tranquila, não cruze os braços e pernas e mantenha uma postura assertiva.

Gesticular excessivamente também deve ser evitado, bem como, é relevante que mantenha contato visual com o condutor do processo de recrutamento e seleção.

A construção assertiva de sua narrativa

Não menos importante, a postura corporal precisa ser acompanhada pela construção assertiva de sua narrativa. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que amparem o seu posicionamento profissional, reforçando a sua proatividade; senso de urgência; facilidade para gerir equipes; comprometimento com metas; pontualidade; assertividade; relacionamento com cliente; capacidade analítica, dentre outros aspectos que façam jus ao seu profissionalismo. 

Contorne seus pontos negativos

Por outro lado, o candidato deve ter clareza sobre seus pontos negativos, de modo que possa contorná-los positivamente. Por exemplo, ao informar que você se entende como uma pessoa tímida, pode relatar que deseja estudar teatro para amparar o seu próprio comportamento e direcionar o seu fluxo pessoal de maneira positiva, ampliando a sua comunicação.

Avalie a viabilidade da vaga

Dessa forma, o candidato estará  unificando uma postura positiva a sua narrativa, elevando as chances de sucesso, ao passo que também essa é uma forma de conseguir avaliar a viabilidade da vaga. Haja vista que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos.

Adapte essas dicas e evite ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual

Sendo assim, adapte essas dicas e evite ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual, direcionando o seu comportamento, e, por conseguinte, a sua carreira profissional. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.