Entrevista de emprego: evite a autossabotagem profissional

Evite a autossabotagem profissional durante a entrevista de emprego por meio de uma postura assertiva. Confira algumas dicas!

É possível direcionar o seu comportamento durante uma entrevista de emprego com base em novos conceitos referentes a avaliação feita durante o processo de recrutamento e seleção.

Entrevista de emprego: evite a autossabotagem profissional

É comum que o candidato fique nervoso quando avaliados. Entretanto, embora seja comum, é extremamente prejudicial que o conceito da entrevista de emprego fique enraizado como algum tipo de julgamento pessoal.

Você pode ser um excelente profissional na sua rotina de trabalho, comprometido com os resultados e proativo. Entretanto, deve demonstrar seus pontos fortes durante a entrevista de emprego. Visto que se você não demonstrar a sua capacidade durante o processo, a sua avaliação fica prejudicada, fazendo com que adote uma postura de autossabotagem profissional. 

Direcione o seu comportamento de forma positiva

Por isso, é extremamente relevante que o seu comportamento direcione a sua postura de maneira resolutiva. Sendo assim, na condição de candidato, você deve se atentar à mensagem que você transmite para o profissional de recrutamento e seleção; bem como, deve se atentar também aos fatores indiretos que impactam no resultado do processo seletivo.

É pertinente ao candidato que chegue ao local da entrevista com um pouco de antecedência, considerando que esse fato pode lhe ajudar a se familiarizar com o ambiente e trabalhar a sua respiração; o que pode ser um fator fundamental para que a ansiedade não atrapalhe a sua postura durante a entrevista de emprego.

Tenha atenção aos seus gestos 

Além disso, é importante que não cruze os braços. Se for possível, não deixe objetos no seu colo; cumprimente a todos os presentes; procure controlar o seu tom de voz e fale de maneira calma.

A construção da sua narrativa

Entretanto, esses fatores precisam ser amparados pela construção da sua narrativa. Sendo assim, é relevante que você, na condição de candidato, construa uma narrativa que considere suas particularidades, levando para entrevista de emprego situações concretas que falem sobre processos, implementações ideias e sugestões feitas por você, de maneira que tais situações possam demonstrar o seu comprometimento com a sua atividade profissional.

Equilibre as informações

Por outro lado, você deve equilibrar a situação, falando sobre seus pontos fracos. Todavia, apresente alguma resolução. Dessa forma, você estará demonstrando autoconhecimento e tornando justa  a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção quanto ao seu posicionamento durante a entrevista de emprego.

A cultura da empresa

A cultura da empresa é outro fator importante. Sendo assim, analise a trajetória da organização e verifique se há compatibilidade entre os valores da empresa e os seus propósitos profissionais, dessa forma, a contratação será resolutiva para todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.