Entrevista de emprego e o direcionamento assertivo do candidato

A entrevista de emprego requer um direcionamento assertivo do candidato. Confira dicas adaptáveis e eleve suas chances de sucesso!

O direcionamento assertivo do candidato na entrevista de emprego é um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Sendo assim, embora não seja tão simples, é importante para o candidato que não se deixe dominar pelo nervosismo inerente à situação de avaliação. Já que ao se deixar dominar pela ansiedade, a mensagem transmitida durante o processo seletivo pode ser contrária a sua intenção.

Dicas para o direcionamento do candidato na entrevista de emprego

Sendo assim, o direcionamento correto é uma maneira de não ficar aquém do seu potencial. Por isso, é importante que o candidato tenha domínio sobre a sua postura. Assim sendo, é importante que direcione o seu comportamento e suas ações durante o processo seletivo.

Pontos destacáveis para a postura do candidato

Há alguns pontos destacáveis para que o candidato consiga demonstrar o seu potencial durante a entrevista de emprego. Certamente, a postura do candidato é composta de muitos fatores, sendo um dos maiores pontos de atenção em uma entrevista de emprego. Confira alguns pontos relevantes: 

  • Não cruze braços e pernas;
  • Não coloque objetos em seu colo;
  • Tenha atenção plena ao que você mesmo diz para que você controle o seu tom de voz;
  • Analise os fatos da sua trajetória, bem como a ordem cronológica;
  • Atente-se a construção da sua narrativa;
  • Mantenha contato visual com o seu entrevistador;
  • Chegue com alguns minutos de antecedência;
  • Cumprimente a todos os presentes;
  • Não interrompa o seu entrevistador, dentre outros aspectos.

Cultura da empresa

Outro ponto pertinente é a cultura da empresa, sendo assim, considere esse fator para que você aumente suas chances de sucesso em uma entrevista de emprego. 

Visite o site da organização e conheça a cultura da empresa. Pois uma empresa que possui uma cultura Startup, permite que você se vista e se comporte de uma maneira mais casual. 

Empresa startup ou tradicional?

Por outro lado, uma empresa tradicionalista requer que você se vista de uma maneira formal e utilize uma linguagem correlata. Por isso, ao se atentar a esse ponto, você se prepara melhor e direciona a sua postura. 

Conheça os seus pontos fortes

Analise seus resultados em empregos anteriores e leve para a entrevista de emprego pontos assertivos. Bem como, conheça os seus pontos de melhoria e apresente soluções. 

Adapte as dicas 

É fundamental que o candidato adapte essas dicas e eleve suas chances de sucesso, considerando suas particularidades, objetivos em longo prazo e outros fatores pertinentes à organização.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.