Entrevista de Emprego e a Narrativa da sua Trajetória Profissional

A adaptabilidade é fundamental em uma entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego pode ser uma situação que causa ansiedade e nervosismo em muitos candidatos. Por isso, é importante que se atente a alguns pontos para que direcione assertivamente a sua entrevista de emprego e aumentar as suas chances de sucesso.

É importante que tenha a adaptabilidade como uma necessidade atual.  Principalmente, na era digital que tudo muda muito rápido.

Por isso, a maneira como as empresas buscam seus objetivos foi alterada. Já que fatores externos precisam ser considerados e adaptados à realidade da cultura empresarial. Sendo assim, essa adaptabilidade também é válida para os candidatos.

Ou seja, se você for realizar uma entrevista de emprego em uma startup, o  ambiente é mais informal. No entanto, se a sua entrevista de emprego ocorrer em uma empresa tradicional, a formalidade é necessária. Por isso, é importante considerar esses fatores para direcionar sua trajetória profissional.

Postura e vestimenta

A sua postura pessoal é importante em uma entrevista de emprego. Bem como, a maneira como se veste. Por isso, se atente a sua postura que diz respeito ao posicionamento do corpo, modo de falar e assertividade. Bem como, seja cordial com todos os presentes no local.

Contato visual

Mantenha contato visual com o seu entrevistador durante as suas respostas. Isso é importante para direcionar a sua narrativa. Além disso, cumprimente seu entrevistador com um firme aperto de mãos e descruze os braços e pernas.

Sua trajetória profissional

A maneira como você conta sua trajetória profissional é muito importante. Sendo assim, procure ressaltar pontos positivos e, principalmente, seus diferenciais.

Por exemplo, se você implementou um projeto ou mudou alguma etapa de algum processo, esses são pontos que podem ser bastante relevantes para a entrevista de emprego. Por isso, analise a sua trajetória profissional e tenha clareza sobre esses pontos fundamentais para direcionar a sua narrativa profissional.

Qualidades e defeitos

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre o que responder no momento em que o entrevistador solicita que citem qualidades e defeitos.

Por isso, preste atenção às suas qualidades e competências profissionais. Sendo assim, dê preferência ao destaque de alguma situação que vivenciou que corrobe a sua qualidade citada.

Cite seus pontos a melhorar e a solução

Por exemplo, você pode informar que uma qualidade sua é trabalhar em equipe. Assim sendo, informando que aumentou o resultado da equipe gerenciada por você na sua última empresa.

Bem como, deve apresentar solução ao informar um defeito. Sendo assim, ofereça uma resolução. Por exemplo, ao citar que se considera uma pessoa tímida, informe que  pretende realizar um curso de teatro para desenvolver sua comunicação. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.