Pontos Fortes e Fracos na Entrevista de Emprego

Como lidar com a ansiedade gerada pela entrevista de emprego? 

Certamente uma entrevista de emprego é um fator gerador de ansiedade e nervosismo. Por isso, muitas pessoas acabam ficando aquém do seu potencial diante do entrevistador por conta desse descontrole das emoções.

Todavia, primeiramente é importante que você tenha clareza sobre a sua objetividade profissional. Dessa forma, fica muito mais fácil direcionar a entrevista.

Controle a sua respiração e busque equilibrar as suas emoções 

 Além disso, o nervosismo é uma condição humana e não há nada de errado em sentir um pouco de estresse e ansiedade diante de uma situação que você se sinta pressionado. No entanto, você pode trabalhar essas emoções para que elas não atrapalhem o seu processo seletivo.

Por isso é primordial treinar sua respiração. Respire fundo. Pode parecer um ponto aleatório, mas treinar a sua respiração é uma forma de direcionar a sua fala e te ajuda a racionalizar os acontecimentos, e, por conseguinte, diminuindo o estresse e a ansiedade.

Elabore seus pontos fortes e seus pontos de melhoria 

Sendo assim, conheça sua própria trajetória profissional. Dessa forma, você terá mais segurança naturalmente para falar sobre os seus pontos fortes e seus pontos de melhoria.

 Além disso, procure entender em cada experiência profissional que consta no seu currículo, o que de fato você aprendeu. Ou seja, analise os pontos importantes, pois essa análise pode te dar as respostas corretas que obtenha sucesso na entrevista de emprego.  

Postura e assertividade

Ter uma postura de autoconfiança para que possa se direcionar durante uma entrevista de emprego é fundamental.

Mesmo que você esteja nervoso, procure manter um contato visual  com o entrevistador, cumprimente as pessoas com um firme aperto de mão. Bem como, seja cordial com todos os presentes no local da entrevista. Certamente, a sua postura de autoconfiança será um fator importante para que você tenha sucesso em sua narrativa.

Lembre-se que é sobre a sua trajetória de vida profissional 

O entrevistador não conhece a sua história profissional. Por isso, você precisa falar delas de uma forma que demonstre sua capacidade e exponha a sua determinação.

Sendo assim, analise a sua história de uma forma que possa direcionar esses pontos resumidamente. Porém, de uma forma que seus pontos fortes não fiquem muito elevados e nem muito sucintos.

A metodologia Star pode ajudar a elaborar assertivamente a sua trajetória e responder as perguntas principais feitas em uma entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.