Entrevista de emprego e a competitividade do mercado de trabalho

Entrevista de emprego e a competitividade do mercado de trabalho atual. Veja dicas voltadas ao candidato!

São muitos os fatores que impactam no resultado de uma entrevista de emprego, de modo que é fundamental que se atente a todos os fatores para elevar as chances de sucesso profissional, considerando que o mercado de trabalho atual é tão competitivo quanto o mercado enfrentado pelas empresas.

Entrevista de emprego e a competitividade do mercado de trabalho

No entanto, há muitas diferenças. Já que as empresas precisam analisar o concorrente o tempo todo, ao passo que o profissional precisa de autoconhecimento para que possa se posicionar na entrevista de emprego de maneira resolutiva.

Conheça os seus pontos fortes

Sendo assim, verifique em seu currículo quais são os seus pontos fortes. Para essa verificação, você pode analisar os resultados obtidos por você durante sua passagem por seus empregos anteriores. Certamente você poderá levar para entrevista de emprego atual situações positivas, como sugestões, melhorias, projetos e implementações feitas por você.

Seus pontos de melhorias e as soluções

Além disso, por outro lado, você também deve conhecer os seus pontos que requerem melhorias. Por isso, é pertinente que você conheça as suas fraquezas e leve resoluções para o processo seletivo.

Por exemplo, você pode relatar que observou em um dos seus pontos fracos que você tinha uma dificuldade de se comunicar com a equipe, o que poderia transmitir uma imagem de uma pessoa que não gosta de trabalhar em equipe. Porém, você é apenas uma pessoa tímida; mas já está melhorando isso e pensa em realizar um curso de teatro para melhorar a sua comunicação. Dessa forma, você estará assumindo uma falha. Porém você está demonstrando que é uma pessoa que busca melhorias contínuas. 

Não existe uma fórmula perfeita para uma entrevista de emprego

Certamente não existe uma fórmula perfeita para uma entrevista de emprego, mas é muito importante que o candidato saiba quais são os seus melhores resultados e quais são os seus pontos de melhoria.

A sua postura é composta por diversos fatores 

Além disso, os seus gestos também são pertinentes a sua postura para uma entrevista de emprego. Sendo assim, evite gesticular excessivamente, procure controlar o seu tom de voz, fale pausadamente e evite manter os braços cruzados. Já que é uma posição que passa uma imagem de uma pessoa que deseja se defender. Sendo assim,  quanto maior for a sua comunicação e mais aberta for a sua postura, maiores serão as chances de sucesso durante uma entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.