Entrevista de emprego: direcione sua trajetória e não fique aquém do seu potencial

A postura do candidato pode ser um diferencial competitivo profissional durante uma entrevista de emprego. Saiba mais!

A postura do candidato pode ser um diferencial competitivo profissional durante uma entrevista de emprego. Por isso, é importante que o candidato tenha atenção plena aos seus gestos e direcione a sua narrativa de modo orgânico e objetivo.

Entrevista de emprego: direcione sua trajetória e não fique aquém do seu potencial

O nervosismo é um fator considerado pela profissional de recrutamento e seleção quando da avaliação do candidato. Entretanto, se o candidato se deixar dominar pela ansiedade da situação, ele pode ficar aquém do seu potencial; já que não consegue apresentar organicamente os pontos fortes de sua trajetória.

Assim sendo, na condição de candidato, é aconselhável que você analise o seu próprio currículo de modo estratégico para que você possa destacar os pontos importantes de sua carreira.

Destaque a sua trajetória profissional

Fale sobre as situações concretas das quais você vivenciou, de modo que tais situações reforcem o seu comprometimento com a empresa, alcance de metas e a sua facilidade de gestão de pessoas, conflitos e processos, por exemplo.

Como falar sobre os pontos fracos?

Além disso, é relevante que o candidato saiba falar sobre seus pontos fracos. Visto que as qualidades e os defeitos são pontuados durante uma entrevista de emprego.

Por exemplo, você pode falar que possui dificuldades para falar em público, o que pode atrapalhar o seu desempenho ao ministrar uma palestra ou um treinamento. No entanto, você deve informar a sua vontade de melhorar a sua comunicação, investindo em um curso voltado para a sua oratória.

Adote uma postura participativa

Além dos pontos referentes a sua narrativa, o candidato deve se direcionar no que tange ao seu comportamento. Por isso, é relevante que não deixe seus braços cruzados e fale de maneira calma e tranquila. Caso seja possível, não chegue atrasado e não deixe objetos no seu colo.

O contato visual com o profissional de recrutamento e seleção também deve ser mantido, porém, de forma natural. Além disso, caso você participe de uma entrevista de emprego feita de forma coletiva, tenha cuidado para não interromper os demais candidatos e seja objetivo nas suas respostas.

A cultura da empresa

A análise do site da organização também pode direcionar o candidato para conhecer melhor a empresa; bem como, pode direcionar o candidato para que faça uma análise de expectativas. Haja vista que é importante que ambas as partes analisem a viabilidade da contratação para que seja uma troca mútua e enriquecedora para todos os envolvidos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.