Entrevista de emprego: direcione sua postura de forma positiva e genuína durante o processo seletivo

Direcione sua postura de forma positiva e genuína durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis para o candidato!

É muito importante que o candidato se prepare para a entrevista de emprego, direcionando a sua postura e a sua trajetória de maneira orgânica.

Entrevista de emprego: direcione sua postura de forma positiva e genuína durante o processo seletivo

A entrevista de emprego é uma situação avaliativa e uma apresentação pessoal. Por isso, é relevante que o candidato tenha atenção plena à construção da sua narrativa para que possa se apresentar de maneira positiva durante o processo seletivo.

Reforce seus pontos positivos

Leve para a entrevista de emprego situações concretas que corroborem seus valores profissionais e seus resultados em seus empregos anteriores.

Fale sobre sua facilidade de conduzir a gestão de pessoas; proatividade; senso de urgência; condução de reunião brainstorming; capacidade analítica; gestão de projetos; implementação de melhorias; construção do relacionamento da empresa com o cliente; criatividade, dentre outros aspectos que sejam relacionadas ao seu perfil profissional. 

Direcione seus pontos negativos

Equilibre as informações falando sobre seus defeitos de maneira resolutiva. Por exemplo, você pode informar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um determinado sistema, porém, é de grande valia que você informe também que já está realizando cotação com instituições profissionalizantes. Dessa forma, você estará demonstrando autorresponsabilidade profissional; o que é um valor muito importante para uma empresa no mercado atual.

O seu comportamento transmite uma mensagem

Além disso, você deve corroborar a sua narrativa adotando uma postura positiva e participativa. Sendo assim, não cruze os braços; evite gesticular excessivamente enquanto constrói a sua narrativa; bem como, não deixe objetos no seu colo; procure chegar ao local marcado para a entrevista de emprego com alguns minutos de antecedência.

Trabalhe a sua respiração; estude o seu currículo de maneira aprofundada. Dessa forma, você irá adquirir autoconfiança de maneira natural; o que é primordial para o seu desempenho durante a entrevista de emprego.

Analise o site da empresa

Não menos importante, analise o site da organização e verifique quais são os valores da empresa e conheça a sua trajetória. Dessa forma, você poderá alinhar os seus valores de maneira orgânica durante o processo seletivo, bem como essa análise será primordial para que você avalie a compatibilidade da vaga.

Avalie a vaga de forma ampla

Uma vez que você deve considerar que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos. Porém, na condição de candidato, evite se posicionar negativamente para que você torne a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção genuína, de forma que você também possa avaliar a oportunidade oferecida. Dessa forma, a contratação tende a ser resolutiva, justa e uma troca mútua para todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.