Entrevista de emprego: direcione o seu potencial profissional durante o processo seletivo

Direcione o seu potencial durante o processo seletivo e eleve a sua visibilidade. Confira dicas para se direcionar na entrevista de emprego!

É muito importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade para direcionar a sua carreira de forma abrangente.

Entrevista de emprego: direcione o seu potencial profissional durante o processo seletivo

Sendo assim, é fundamental levar para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial profissional de modo resolutivo.

Destaque suas experiências profissionais

Leve para a entrevista de emprego situações que exemplifiquem seus pontos fortes. Por exemplo, fale sobre a sua produtividade; senso de urgência; facilidade para lidar com metas; capacidades analíticas; direcionamento de projetos; gestão de pessoas; controle de processos; campanhas motivacionais, dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.

Apresente soluções para seus pontos fracos

Equilibre as informações falando sobre seus pontos fracos de forma resolutiva. Sendo assim, é importante que fale sobre uma situação negativa de forma sucinta, apresentando soluções.

Informe uma melhoria para cada questão apresentada

Por exemplo, é possível que se coloque como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público; ao passo que é relevante destacar que deseja realizar algum curso voltado para a melhoria de sua oratória. Dessa forma, estará demonstrando autorresponsabilidade profissional, o que é um valor avaliado indiretamente dentro do processo de recrutamento e seleção.

Fale sobre o seu grau de conhecimento atual

Além disso, o candidato também pode falar sobre uma necessidade referente ao seu conhecimento. Sendo assim, ao informar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento sobre um sistema utilizado na sua área profissional, destaque que está realizando cotações com instituições de ensino específicas.

Adote um comportamento participativo 

A sua postura deve ser direcionada de acordo com sua narrativa. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; mantenha contato visual com o profissional que conduz a entrevista de emprego; fale de maneira calma e tranquila; evite gesticular excessivamente.

Caso seja possível, chegue com antecedência ao local da entrevista e trabalhe a sua respiração. Certamente, são pontos de grande valia para minimizar a ansiedade da situação e se colocar positivamente durante o processo de recrutamento e seleção.

Tire suas dúvidas e avalie a viabilidade da contratação

Além disso, é viável que o candidato faça perguntas sobre a vaga, considerando os valores envolvidos e as objetividades. Questione pontos referentes aos benefícios, plano de carreira, flexibilização de horários, entre outros fatores que sejam importantes para a sua avaliação profissional. Haja vista, o fato de que essa avaliação deve ser feita na por todos os envolvidos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.