Currículo: elabore um documento profissional dinâmico e atrativo

Elabore um documento profissional dinâmico e atrativo e eleve sua visibilidade profissional. Confira dicas para construir o seu currículo!

O currículo do candidato deve ser construído de maneira sucinta e objetiva, considerando a necessidade das empresas por profissionais cada vez mais preparados para lidar com fatores não controláveis.

Currículo: elabore um documento profissional dinâmico e atrativo

Um currículo objetivo no mercado atual se torna atrativo, por isso, a elaboração do seu documento profissional deve priorizar a organização dos dados e a informação de maneira sucinta e positiva.

Para elaborar um currículo dinâmico e atrativo, o candidato deve ter clareza sobre quais são seus pontos fortes e qual é o seu objetivo atual dentro do mercado de trabalho.

Direcione suas informações pessoais

Os seus dados pessoais devem ser inseridos de maneira sucinta, priorizando meios de contato. Sendo assim, descarte informações excessivas, como números de documentos pessoais, por exemplo.

Objetivo: área de atuação, cargo e hierarquia

Na descrição de seu objetivo, é possível que informe o seu cargo pretendido dentro da sua área de atuação, considerando a hierarquia atual. Por exemplo: auxiliar de estoque; analista de atendimento ao cliente; assistente de relacionamento com o cliente; gerente de equipe comercial etc.

Destaque a sua experiência profissional

A sua trajetória profissional é um ponto de grande valia para a análise feita pela empresa durante o processo de recrutamento e seleção. Informe o nome das empresas nas quais trabalhou e o período de sua atuação. 

Lembre-se de que o currículo será explorado durante a entrevista de emprego, por isso, não é viável que insira uma narrativa completa durante sua elaboração. Sendo assim, faça pequenos apontamentos no que tange às atividades exercidas.

Trajetória acadêmica

A sua escolaridade deve prezar pela mesma objetividade das demais informações. Sendo assim, informe cursos concluídos e cursos em andamento, considerando a ordem cronológica inversa das informações. Já que é viável que durante a construção do seu currículo, o candidato preze pela informação mais atual.

O resumo do currículo e suas habilidades comportamentais

Caso opte por resumir o seu currículo, é relevante que crie algum tipo de relação entre a descrição de sua trajetória profissional  e suas habilidades comportamentais descritas.

Lembre-se de que essa relação é um ponto de análise do profissional de seleção, entretanto, ela pode ocorrer de forma indireta. Dessa forma, o seu currículo será sucinto e objetivo, atendendo as expectativas do mercado atual.

Faça adaptações dos pontos citados e eleve a sua visibilidade profissional

Portanto, é relevante que o candidato adapte os pontos citados e eleve positivamente a visibilidade do seu perfil profissional, considerando que na era digital as empresas buscam por profissionais resilientes e capacitados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.