Entrevista de emprego: direcione o seu comportamento e alcance os seus objetivos 

Direcione o seu comportamento e alcance os seus objetivos durante a entrevista de emprego. Confira algumas dicas relevantes e adaptáveis!

A entrevista de emprego pode ser um desafio para muitos candidatos que se sentem nervosos em uma situação de avaliação profissional.  Entretanto, é importante que o candidato conceitue a entrevista como uma oportunidade para se colocar positivamente no mercado.

Entrevista de emprego: direcione o seu comportamento e alcance os seus objetivos 

Um excelente profissional pode não ser um excelente candidato; o que faz com que muitas pessoas sejam descartadas dos processos seletivos dos quais estariam totalmente aptas para executar a função. Entretanto, muitos profissionais acabam adotando um comportamento autossabotador ao não se colocar positivamente durante uma entrevista de emprego.

Se posicione positivamente durante o processo seletivo

Sendo assim, na condição de candidato, você deve se colocar positivamente durante o processo seletivo, considerando que a entrevista de emprego é uma oportunidade para que se apresente para o profissional de recrutamento e seleção.

Fale sobre situações que corroborem seus pontos fortes e sua capacidade profissional

É relevante que fale sobre situações que corroborem seus pontos fortes e sua capacidade profissional. Sendo assim, leva situações de seus empregos anteriores que amparem o seu senso de urgência; trabalho em equipe; proatividade; comprometimento; pontualidade, dentre outros fatores que são positivos na sua rotina de trabalho.

Apresente resoluções para os seus pontos fracos

Por outro lado, também é importante que o candidato conheça o seu ponto fraco. Porém, é relevante contorná-los de maneira resolutiva. Por exemplo, você pode falar que possui dificuldade para se comunicar com muitas pessoas, já que se sente ansioso para falar em público. Entretanto, deseja realizar um curso para melhorar a sua oratória. 

Fatores pertinentes ao seu comportamento e postura também são amplamente avaliados 

Além disso, fatores pertinentes ao seu comportamento e postura também são amplamente avaliados durante o processo seletivo. Sendo assim, adote uma postura positiva e participativa; mantenha contato visual com o gestor da entrevista; fale de maneira controlada; evite gesticular excessivamente etc.

Todos esses pontos são adaptáveis

Entenda o seu currículo de forma abrangente e analise os pontos pertinentes para a construção de uma narrativa objetiva e eficiente. Além disso, adote uma postura positiva e direcionada. Dessa maneira, estará direcionando o seu comportamento para que não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho.

Certamente, todos esses pontos são adaptáveis. Porém, são de grande valia para que você direcione o seu comportamento e possa alcançar seus objetivos de carreira profissional, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.