Entrevista de emprego: direcione a sua postura e a construção de sua narrativa - Notícias Concursos

Entrevista de emprego: direcione a sua postura e a construção de sua narrativa

Direcione a sua postura e a construção de sua narrativa durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis para o candidato!

A entrevista de emprego é uma situação de avaliação que deve ser considerada pelo candidato como uma oportunidade para o direcionamento de sua postura.

Entrevista de emprego: direcione a sua postura e a construção de sua narrativa

Por isso, ao receber esse convite, é viável que analise o seu próprio currículo de maneira abrangente, considerando destacar suas experiências profissionais.

Destaque sua experiência profissional

Leve para a entrevista de emprego situações que destaquem os seus pontos fortes, falando sobre sua proatividade; facilidade para gerir pessoas; alcance de metas; condução de reuniões; análise de projetos; capacidade analítica; facilidade para construir um relacionamento entre a empresa e o cliente; controle de agendas; dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.

Apresente seus pontos fracos de forma resolutiva

É importante que o candidato fale sobre seus pontos fracos de maneira resolutiva e sucinta. Por exemplo, ao se colocar com uma pessoa tímida, destaque que deseja estudar teatro. Ao informar que  precisa melhorar o seu nível de conhecimento dentro de um determinado sistema utilizado na sua área profissional, destaque que já está realizando cotações específicas.

Adote uma postura participativa de forma orgânica

A sua postura deve corroborar a sua narrativa. Por isso, o candidato deve falar sobre a sua carreira profissional, adotando uma postura participativa e direcionando seu comportamento.

Não mantenha os seus braços cruzados; fale de maneira calma; controle o seu tom de voz; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo; não deixe bolsas ou mochilas no seu colo; tenha cuidado para não interromper o gestor durante o processo de recrutamento e seleção.

Minimize a ansiedade através do controle do seu comportamento

É viável que o candidato evite atrasos e direcione o seu comportamento para que trabalhe a sua respiração, minimizando a ansiedade. Dessa forma, poderá direcionar a sua narrativa e ampará-la através de um comportamento positivo e participativo, sem gestos excessivos e outros comportamentos que demonstrem a ansiedade elevada.

Assim sendo, é importante que o candidato faça adaptações dos pontos citados para que o seu comportamento e a sua narrativa sejam direcionados de maneira assertiva.

Analise os valores envolvidos

Dessa forma, o candidato eleva suas chances de sucesso profissional, destacando o seu potencial profissional. Não menos importante, tire suas dúvidas no final da entrevista de emprego, perguntando pontos relevantes para seus objetivos profissionais e analise a cultura da organização. Assim sendo, a contratação tende a ser resolutiva, genuína e eficiente para todos os envolvidos no processo de recrutamento e seleção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?