Currículo: construa um documento profissional atualizado e objetivo

O destaque de um currículo no mercado de trabalho atual ocorre através da assertividade quando de sua construção. Confira dicas!

O destaque de um currículo no mercado de trabalho atual ocorre através da assertividade quando de sua construção, por isso, é importante que o candidato tenha clareza quanto aos seus objetivos no mercado.

Currículo: construa um documento profissional atualizado e objetivo

O profissional de recrutamento e seleção possui poucos minutos para uma análise inicial do seu documento profissional. Por isso, o currículo deve ser construído de maneira assertiva, objetiva e organizada.

É cabível que o candidato preze pela ordem cronológica inversa quando da elaboração do seu currículo profissional. Visto que essa ordem prioriza os dados atuais.

Dados pessoais

Destaque suas informações pessoais de maneira sucinta, priorizando os dados de contato. Sendo assim, evite informações desnecessárias, como números referentes a seus documentos pessoais, por exemplo.

Objetivo

O seu objetivo deve ser sucinto, sendo assim, é relevante que tenha clareza sobre qual é o cargo desejado dentro da sua área de atuação, considerando a hierarquia atual. Por exemplo: gerente de processos; analista de recrutamento e seleção; assistente de relacionamento com o cliente; auxiliar de logística etc.

Experiência profissional

A descrição de sua trajetória profissional deve prezar pela objetividade, tal como as demais informações. Por isso, informe o nome das organizações pelas quais passou e o respectivo período trabalhado. No que tange aos seus resultados alcançados dentro de cada organização, opte por realizar apontamentos relevantes, utilizando termos de sua área de atuação.

Não insira situações concretas no seu currículo

O currículo é um documento profissional que será explorado durante uma entrevista de emprego. Por isso, não é cabível inserir uma narrativa completa durante essa elaboração, já que, dessa forma, corre o risco de que o seu documento não seja analisado em sua totalidade.

Escolaridade

A mesma lógica é válida para as informações de sua trajetória acadêmica. Sendo assim, priorize dados atuais e destaque cursos concluídos. Caso seja um estudante, é viável que destaque a previsão de término do curso atual e informe se estuda de maneira online ou presencial.

Atualize o seu perfil no Linkedin

No mercado de trabalho atual, é viável que o candidato atualize o seu perfil no Linkedin. Visto que a ferramenta online de recrutamento e seleção é amplamente utilizada por diversas empresas. Sendo uma maneira orgânica de direcionar o seu perfil profissional.

Portanto, é válido considerar o Linkedin como uma forma abrangente de obter sucesso no mercado, atualizando os dados e se colocando à disposição das empresas para apresentar pessoalmente o seu perfil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.