Entrevista de emprego: dicas relevantes para uma postura positiva

É importante para o candidato que conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade de destacar seus pontos positivos. Veja dicas!

É muito importante para o candidato que conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade de destacar seus pontos positivos através de uma conversa orgânica; já que o conceito errôneo na entrevista de emprego como uma forma de julgamento pessoal pode fazer com que o candidato adote uma postura de autossabotagem profissional.

Entrevista de emprego: dicas relevantes para uma postura positiva

É necessário que o candidato apresente a sua trajetória durante a entrevista de emprego. Entretanto, essa apresentação pode ocorrer de forma natural por meio de uma postura positiva e pelo direcionamento estratégico do seu perfil profissional.

Exemplifique sua experiência profissional

Para isso, o candidato deve ter clareza sobre quais são seus pontos fortes, de modo que possa apresentá-los de maneira simplificada, levando para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem a sua capacidade analítica; seu senso de urgência; proatividade; facilidade para construir um relacionamento entre a marca e o cliente; capacidade de gerir equipes, pessoas e conflitos; gestão de projetos; acompanhamento de processos; dentre outros aspectos que sejam relacionadas ao seu perfil profissional.

Apresente soluções para seus pontos fracos

Por outro lado, o candidato deve conhecer os seus pontos fracos para que possa direcioná-los assertivamente. Ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, é importante que o candidato destaque a sua necessidade de melhorar a sua comunicação e a sua vontade de realizar um curso voltado para essa objetividade, como um curso de teatro, por exemplo.

Direcione a sua postura

A postura do candidato é um ponto de grande valia durante o processo de recrutamento e seleção. Por isso, durante a entrevista de emprego é necessário que tenha atenção plena aos seus gestos para que direcione a sua narrativa de modo orgânico. 

Sendo assim, não cruze braços e pernas; bem como, fale de maneira tranquila; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção; trabalhe a sua respiração.

Tenha atenção plena aos seus gestos e à construção de sua narrativa 

Caso seja possível, não deixe objetos no seu colo e evite atrasos.  Gesticular excessivamente também é um indicativo de ansiedade, por isso, a atenção plena aos seus gestos e ao seu tom de voz é um fator que pode ser um diferencial para que a sua apresentação flua de maneira orgânica.

Dessa forma, na condição de candidato, você torna a avaliação avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção orgânica e genuína, tornando a entrevista de emprego um processo natural e positivo para todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.