Entrevista de emprego: dicas para um direcionamento assertivo

Uma entrevista de emprego pode gerar ansiedade no candidato, por isso, é uma situação que requer direcionamento. Veja dicas!

Dicas para obter sucesso na entrevista de emprego 

Uma entrevista de emprego pode gerar ansiedade no candidato, por isso, é uma situação que requer direcionamento assertivo por parte do candidato. Por isso, é importante para o candidato se atentar a alguns pontos para demonstrar o seu potencial durante o processo seletivo.

Conheça a empresa

É importante que o candidato procure informações sobre a cultura da empresa, uma  vez  que esse conhecimento permite que direcione respostas de forma orgânica. 

Por isso, pode ser relevante que analise o site da instituição para que verifique quais são os seus valores, bem como, qual é a sua missão e visão, além de sua trajetória. Através deste conhecimento pode ficar mais fácil ser assertivo na entrevista de emprego.

Como se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego? 

Além disso, essa é uma orientação indireta sobre a maneira de se vestir, já que uma cultura aberta, como uma empresa startup, permite uma vestimenta e uma comunicação mais informal. Por outro lado, uma empresa tradicional requer maior formalidade por parte do candidato. Além disso, é relevante que o candidato se atente à construção da sua narrativa para se direcionar de forma direta.

Por isso, é importante que tenha foco nos fatos que ocorreram durante a sua trajetória profissional, bem como, se atente aos períodos dos acontecimentos para que construa uma narrativa de uma forma lógica e assertiva. Assim sendo, busque pontos importantes sobre a sua trajetória profissional, como resultados de projetos, sugestões e melhorias sugeridas por você durante a sua passagem pelas empresas anteriores. 

Evite atrasos 

Chegar atrasado pode ser um fator que aumenta a sua ansiedade, bem como, é um ponto de exclusão para muitas empresas, de acordo com a cultura de cada organização. Por isso, é importante que chegue com alguns minutos de antecedência, trabalhe a sua respiração e se familiarize com o ambiente. Certamente, é uma maneira de se acalmar e se direcionar efetivamente na entrevista de emprego. 

No entanto, em caso de atrasos, avise a empresa e verifique a possibilidade de participar do processo seletivo. Não desista do processo sem que haja essa comunicação, visto que fatores externos não são controláveis. 

Não fique aquém do seu potencial 

Portanto, é importante que você consiga demonstrar a sua capacidade. Por conseguinte, consiga alcançar vagas que estejam de acordo com a sua objetividade e capacidade profissional. Para isso, atente-se à sua postura, construa uma narrativa assertiva e controle o seu tom de voz, dentre outros pontos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.