Entrevista de emprego: dicas para o devido destaque de suas experiências profissionais

Confira algumas dicas para o devido destaque de suas experiências profissionais durante a entrevista de emprego!

O sucesso do candidato na entrevista de emprego é multifatorial, por isso, é importante que se direcione objetivamente e destaque seus pontos positivos de forma assertiva.

Entrevista de emprego: dicas para o devido destaque de suas experiências profissionais

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que a empresa conheça melhor seus pontos principais e suas características pessoais e profissionais.

O conceito errôneo sobre a entrevista de emprego funciona como uma forma de julgamento de sua personalidade pode ser autossabotador, já que pode assumir uma postura evitativa por conta dessa ideia.

Primeiramente, é importante para o candidato destacar os principais pontos de sua carreira de forma objetiva.

Seja resolutivo ao falar sobre seus pontos fracos

Sendo assim, ao apresentar uma situação que requer melhoria, seja resolutivo de forma orgânica. Esse tipo de situação pode ser conceituada como um defeito, bem como um ponto fraco, contudo, o mais importante é que apresente uma solução de forma natural.

Por exemplo, é possível se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, no entanto, é importante destacar que pretende realizar um curso de teatro.

Ou ainda, ao informar que precisa se atualizar quanto a uma nova versão sistêmica utilizada no seu setor profissional, destaque que já está realizando cotações para estudar essa nova versão.

Exemplifique resultados e características

É possível direcionar a sua experiência de maneira positiva dentro do processo seletivo. Para isso, é viável que exemplifique suas qualidades profissionais.

Destaque sua capacidade de lidar com pessoas; alcançar metas; gerir equipes; direcionar projetos; implementar sistemas; construir um relacionamento com o cliente; elaborar ações de marketing digital; conduzir treinamentos e reuniões etc.

Adote uma postura participativa

O comportamento do candidato transmite uma mensagem para o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção.

Por isso, é importante que adote uma postura participativa e corrobore sua narrativa através da sua postura.

Sendo assim, é aconselhável que o candidato não cruze braços e pernas; não gesticule em excesso; fale de maneira calma; tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz o processo seletivo.

Não fique aquém de sua capacidade

Seja assertivo nas suas respostas; evite deixar objetos no seu colo; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção e tire suas dúvidas de maneira objetiva.

Certamente, todos os pontos são passíveis de diversas adaptações, no entanto, o mais importante para o candidato é destacar o seu perfil dentro da dinâmica do processo, evitando a autossabotagem profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.